39º Enafit – Encontro com a DEN leva aos enafitianos questões de interesse e avalia as lutas do Sinait no último ano​

0
59

Por André Montanher/Edição: Andrea Bochi

Rosa Jorge

Durante o espaço reservado ao encontro dos enafitianos com a Diretoria Executiva Nacional – DEN, nesta segunda-feira (18), os diretores fizeram uma retrospectiva do trabalho realizado no último ano, com foco nas principais pautas da categoria. O painel foi o segundo do primeiro dia de programação técnica do 39º Enafit – Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, após presença do Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, e do Secretário Nacional da Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão.

José Antônio Pastoriza Fontoura

Participaram da mesa os ex-presidentes da entidade Rosângela Rassy, Rosa Jorge e José Antônio Pastoriza Fontoura, além do presidente Bob Machado. A articulação pelo retorno do status da Secretaria de Inspeção do Trabalho foi o primeiro tópico. “Nosso esforço começou antes do início do novo governo, já com a equipe de transição no final de 2022”, relatou Bob Machado, na ação que obteve sucesso e reverteu deliberação do governo anterior.

Depois disso, Machado falou do debate sobre a reposição salarial de 9% nas negociações deste ano. “Os colegas conhecem o contexto de dificuldade, que tivemos que transpor para conseguir o percentual de reajuste, ainda em 2023. Em caráter emergencial, foram garantidos os 9% este ano, 43% de reajuste no Vale Alimentação, e o compromisso de manutenção da mesa de negociação”, prosseguiu.

A respeito da regulamentação do bônus de eficiência, Machado mencionou a necessidade de articulação e muito trabalho junto às autoridades e instâncias envolvidas.

A defesa dos aposentados foi outro tema relatado. 

Concurso

O presidente do Sinait manifestou preocupação em relação ao concurso público de forma unificada e comprometeu-se a acompanhar a questão, junto ao Ministério de Gestão e Inovação.