
A Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo realizou nesta sexta-feira (5) a primeira reunião da etapa paulista para a II Conferência Nacional do Trabalho. O encontro, na sede da Superintendência, escolheu a comissão que vai organizar a Conferência Estadual prevista para 11 de dezembro, ato preparatório para a Conferência Nacional em março de 2026.
“A Delegacia Sindical do Sinait-SP pede a participação dos colegas Auditores neste processo. Daqui até dezembro, teremos oportunidade de levar nossos questionamentos e sugestões para a etapa paulista e depois para a Conferência Nacional”, apontou a presidenta da DS, Ana Palmira Arruda Camargo.
A Conferência Nacional trará como eixos temáticos as “transformações do mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica/ambiental e demográfica”, e as “políticas públicas para a promoção do emprego e trabalho decente, e da transição justa” – conforme texto do Ministério do Trabalho.
Na reunião desta sexta, além da equipe da Superintendência, participaram representantes sindicais patronais e de trabalhadores. A Conferência Estadual, em dezembro, deve organizar as proposituras e os questionamentos de São Paulo, a serem levadas para a Conferência Nacional.

CONFERÊNCIA
De acordo com o Ministério do Trabalho, “a II Conferência Nacional do Trabalho tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de diretrizes que promovam o trabalho decente no Brasil, fortalecendo o diálogo social e a construção coletiva de políticas públicas na área do trabalho”.
Até dezembro, serão escolhidos 339 delegados com direito a voto (um terço do Poder Público, um terço patronal e um terço dos trabalhadores) para a Conferência Estadual. Durante o evento, serão selecionados 69 representantes paulistas para a Conferência Nacional em março de 2026.
