Por: Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi
A publicação da retificação do Edital Nº 63, de 14 de agosto de 2025, nesta sexta-feira, 7 de novembro, com a homologação do resultado final do concurso para o cargo de Auditor‑Fiscal do Trabalho (AFT) é uma grande vitória para o SINAIT, para a carreira e para a categoria. A partir dessa homologação, o Ministério do Trabalho poderá dar sequência aos trâmites finais para a nomeação de todos os aprovados ainda neste mês de novembro.
Desde o início do processo, o SINAIT vem atuando junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério do Trabalho, e demais autoridades competentes, para assegurar que a homologação fosse efetivada em tempo hábil. Em 7 de agosto de 2025, dirigentes da entidade se reuniram com representantes da DGP do Ministério do Trabalho e do MGI, que confirmaram que cerca de 900 aprovados seriam homologados e nomeados em breve.
Em 4 de setembro de 2025 o MGI autorizou a nomeação de 855 candidatos aprovados no certame. Em 30 de setembro o SINAIT retomou a cobrança pela publicação de nova homologação, no evento organizado pela entidade, reforçando que os prazos não poderiam mais sofrer atrasos.
“Essa articulação e pressão foram fundamentais para que a homologação fosse retificada e o certame concluído de forma legítima”, diz o presidente do SINAIT, Bob Machado.
Defesa dos aprovados eliminados
Paralelamente à mobilização pela homologação e nomeação, o SINAIT também vem atuando em defesa dos aprovados que foram eliminados sob a alegação de não terem enviado a documentação exigida no prazo ou de terem tido falha de envio, sendo que esses casos envolvem falhas no sistema da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Por meio de articulações junto à Advocacia‑Geral da União (AGU) e ao governo, o SINAIT requereu que fossem preservados o interesse público e os direitos dos candidatos que cumpriram etapas do certame mesmo diante das falhas técnicas.
“Reafirmamos que a recomposição desses aprovados é essencial para garantir justiça ao processo seletivo e reforçar a credibilidade da carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho”, ressalta Bob Machado.
Próximos passos
Com a homologação publicada, o SINAIT seguirá acompanhando de perto todos os trâmites de nomeação, lotação e posses dos aprovados, garantindo que não haja entraves e que os novos Auditores-Fiscais sejam incorporados o mais rápido possível.
Além disso, continuará mobilizado para que os candidatos eliminados em razão de falhas no envio documental sejam reintegrados, seja por retificação administrativa ou outras vias que garantam seu direito.
“Precisamos consolidar a carreira, recompor o quadro de Auditores e assegurar que a Inspeção do Trabalho seja fortalecida em todo o país”, finaliza Bob Machado.

