Imagem: Jerry de Oliveira (foto do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), através da Delegacia Sindical (DS) em São Paulo, manifesta apoio e solidariedade ao comunicador popular e radialista Jerry de Oliveira, vítima de grave ameaça à sua vida.
Jerry de Oliveira é coordenador da Rádio Noroeste FM, emissora pública comunitária localizada na Vila Boa Vista, em Campinas-SP, devidamente autorizada pelo Ministério das Comunicações em abril de 2013.
A política editorial da Rádio Noroeste é o fortalecimento da democracia e a melhoria das condições de vida de sua comunidade. Além da defesa intransigente dos direitos humanos, inclusive com ampla divulgação das ações de nosso sindicato nas ações de fiscalização do trabalho e do combate ao trabalho escravo.
Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não possui nenhum vínculo com o mercado publicitário e com governos.
Por sua política editorial em defesa da liberdade de expressão, da democracia e da comunidade onde está inserida, a Rádio Noroeste sofre inúmeros ataques dos setores conservadores e antidemocráticos. Seu coordenador Jerry de Oliveira e sua diretora Cristiane Costa já receberam várias ameaças.
Porém, no último dia 9 de setembro ocorreu um fato gravíssimo, com uma grave ameaça que colocou em risco a vida de Jerry de Oliveira.
Neste dia, Jerry estava em um carro de som divulgando um ato de protesto de moradores que ocorreria em frente à Escola Estadual Reverendo José Carlos Nogueira, localizada no mesmo bairro, reivindicando a manutenção dos cursos noturnos para ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade, quando teve seu veículo fechado por um outro carro que estava ocupado por uma pessoa que proferiu ameaças e apontou arma de fogo ao comunicador.
Dias depois, em um vídeo em grupo de aplicativo de mensagens telefônicas que reúne moradores do bairro, outra pessoa fez ofensas e graves ameaças à integridade física e à vida de Jerry de Oliveira em função de sua atuação frente às Rádio Comunitária Noroeste e de seu posicionamento político, conforme consta em Boletim de Ocorrência nº 548/2021 registrado em 20 de setembro.
Tal situação configura grave ameaça à liberdade de expressão e à vida de Jerry de Oliveira, em função de sua atuação enquanto comunicador popular e por suas opiniões políticas, o que não pode ser admitido em uma sociedade democrática e que assim. É necessário que esse caso seja investigado com rigor e urgência.
Diante do exposto a DS São Paulo do Sinait manifesta total solidariedade e apoio ao radialista Jerry de Oliveira e a toda comunidade da Rádio Noroeste e apela ao Governo do Estado de São Paulo e aos organismos de segurança pública que investiguem com urgência tais ameaças, e garantam a integridade física e a vida de Jerry de Oliveira e de sua família.