A sindicalistas, Superintendente diz que vai pleitear 50% dos 900 novos Auditores para SP

0
252

Rodrigo Iquegami, Gabriela Albuquerque, Marcus Alves de Mello e Antônio Fojo

Andre Montanher

Durante encontro com sindicalistas da região de Piracicaba nesta terça (8), o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, Marcus Alves de Mello, disse que vai pleitear para o Estado 50% das 900 vagas para Auditores, do concurso anunciado pelo governo federal. “Temos menos Auditores que o Rio de Janeiro, por exemplo, um desarranjo que merece toda prioridade”, comentou o dirigente.

A visita foi organizada pela Gerente Regional de Piracicaba, Gabriela Albuquerque, e contou com a presença do Chefe da Fiscalização de SP, Antônio Fojo. Cerca de 40 dirigentes sindicais compareceram ao encontro, destinado a selar uma cooperação que também será buscada junto a entidades patronais e sociedade em geral.

Responsável por 32% do PIB (Produto Interno Bruto), o Estado de São Paulo conta hoje com 284 Auditores-Fiscais do Trabalho (20% prestes a se aposentar), para uma população de 44 milhões de habitantes (o Rio de Janeiro tem 16 milhões). Durante a reunião, o Chefe da Fiscalização da Gerência de Piracicaba, Rodrigo Iquegami, relatou o drama local – são apenas 5 Auditores na tarefa de fiscalizar, para uma região que concentra mais de um milhão de pessoas, cerca de 40 mil empresas.

“Foram dez anos sem concurso público, e o resultado é o recorde nos números do trabalho escravo, do trabalho infantil. Quase fomos extintos, e chegamos a um ponto de inflexão”, prosseguiu o Superintendente. Aos sindicalistas, prometeu diálogo aberto e constante, a partir do projeto de reconstrução anunciado pelo governo federal.

50%

Gabriela Albuquerque pontuou as visitas do Ministro Luiz Marinho na semana passada, e do Superintendente nesta terça, como provas do compromisso do governo com a reconstrução efetiva do Ministério do Trabalho. “Estamos num momento de repensar o papel do Ministério, e as informações são muito boas. Está se tornando cada vez mais concreto o fato de que vamos receber entre 300 e 450 dos novos Auditores em SP”, analisou.

Marcus também falou sobre os servidores administrativos, que aguardam um plano de carreira para a definição de um concurso. Ele ouviu da gerente e dos próprios sindicalistas, sobre as articulações com as prefeituras locais para a cessão de funcionários ao Ministério. “Está sendo um trabalho de cooperação, mas ele também entende que o governo federal precisa suprir com mais servidores”, analisou a dirigente, que também é diretora do Sinait-SP.

A visita de Marcus a Piracicaba vem numa sequência realizada junto às gerências da região (veja aqui, a visita a Sorocaba), num processo apoiado pelo Sinait-SP.