Andre Montanher
No Mês da Mulher, e em tempos de luta pela valorização da Inspeção do Trabalho, uma Auditora de Minas Gerais recebeu no dia 7 de março uma importante homenagem da Amat (Associação Mineira da Advocacia Trabalhista) e da OAB-MG. Christiane Barros, que atua na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho de Belo Horizonte, foi escolhida entre “As Mulheres do Mundo do Trabalho”.

A homenagem destaca, anualmente, as profissionais que contribuem para a defesa dos Direitos Trabalhistas, e das relações de trabalho decentes. “Fiquei lisonjeada por representar a Inspeção do Trabalho, instituição fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirmou Christiane.
Ela ingressou na carreira em 1996, em Divinópolis-MG. Conta que dedicou sua atuação ao combate do trabalho infantil e à proteção do trabalhador adolescente, notadamente no que se refere à aprendizagem. Atualmente, coordena o programa de inserção de aprendizes no mercado de trabalho, pela Superintendência Regional de BH.
“Minas Gerais foi um Estado pioneiro na fiscalização das cotas de aprendizes. Mesmo antes das inovações legais introduzidas pela Lei 10.097/2000, já atuávamos. Nosso Estado sempre se destacou pelos números de aprendizes inseridos e pela qualidade das entidades formadoras”, comentou.

MULHERES
“Creio que a sensibilidade da mulher contribui para o trabalho de caráter social, como é o caso dos dois projetos nos quais tenho atuado”, comentou. Sobre os desafios inerentes à condição feminina, refletiu sobre seu próprio caso – onde os efeitos são atenuados “em razão de ocupar função galgada através de concurso público, e de possuirmos o poder de polícia”. “Ainda assim, não é raro identificarmos desrespeito em relação ao gênero. Imagine o que vivencia o restante da população de mulheres”, concluiu.
