Andre Montanher
Prosseguindo no trabalho de sensibilização de parlamentares acerca da necessidade de concurso para Auditores-Fiscais do Trabalho, diretores da Delegacia Sindical do Sinait-SP reuniram-se neste sábado (13) com a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP). O encontro foi intermediado pelo Auditor Rodrigo Vaz, com presença da presidenta da DS, Ana Palmira Arruda Camargo, e da diretora Alice Grant Marzano.
As dirigentes sindicais fizeram uma exposição dos números da fiscalização em São Paulo, com base no Radar da Secretaria de Inspeção do Trabalho. Alertaram que o último concurso público foi realizado em 2013, e desde então o número de Auditores tem sofrido redução drástica, especialmente em virtude de aposentadorias.
“Perdemos efetivo sem reposição, enquanto aumenta a precariedade no mundo do trabalho”, apontou Ana Palmira. Uma carta foi entregue à parlamentar, reforçando a importância da Inspeção do Trabalho também no sentido de promover arrecadação – quando obriga o devido registro profissional e o recolhimento de FGTS, por exemplo.
“A deputada se mostrou interessada pelo que foi apresentado, e se comprometeu a apoiar essa pauta, atualmente em discussão no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e no Ministério do Planejamento”, relatou Alice.
O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, e contou com a participação do diretor Engenheiro José Manoel Teixeira. Ele também se prontificou a encaminhar a demanda dos Auditores para outros representantes políticos.