Com Sinait-SP, Superintendente visita Gerência de Campinas e encontra sindicalistas

0
213

Andre Montanher

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, Marcus Alves de Mello, este em Campinas nesta quinta-feira (17), para um encontro com os servidores da Gerência Regional e outro com sindicalistas do município. O Sinait-SP acompanhou as reuniões, e se colocou à disposição do movimento sindical como interlocutor junto à Superintendência.

Na Gerência, ele conheceu as demandas dos Auditores e administrativos, e trouxe informações de Brasília. “Muito importante este contato pessoal. O Superintendente nos atualizou sobre os encaminhamentos, por parte do governo federal, das questões funcionais”, comentou o Gerente Regional, Carlos Alberto de Oliveira. Ele acompanhou o dirigente pelas dependências da Gerência, um prédio que necessita de reformas.

Representando o Sinait-SP, a presidenta Ana Palmira Arruda Camargo participou da reunião – ela que já chefiou a Gerência de Campinas. “É um dos casos mais dramáticos, acerca da necessidade de mais Auditores. São 12, para cuidar de uma região com mais de 4 milhões de habitantes, em 35 municípios. Alguns destes profissionais, inclusive, está em idade para se aposentar”, pontuou ela, alertando também para a carência de servidores administrativos.

“Herdamos um quadro de desmonte, e a reconstrução do Ministério do Trabalho é fundamental. A situação de Campinas não difere das outras cidades que visitei, e não há solução imediata. Mas já estamos definindo um plano de trabalho, e apontando soluções”, citou Marcus, destacando o concurso para 900 Auditores, previsto para este ano. Ele também discorreu sobre a elaboração de um Plano de Carreira para os administrativos, e recursos alternativos para suprir as demandas funcionais do cotidiano das gerências.

Das 20 gerências estaduais, o Superintendente já visitou Santos, Sorocaba, Piracicaba e São Bernardo do Campo – ele pretende realizar o giro total.

SINDICATOS

Foto: Pedro Amatuzzi

Durante a tarde, Marcus esteve no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, onde se encontrou com o Grupo de Trabalho criado pelos sindicatos do município, com vistas à reconstrução do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele compôs uma mesa junto dos vereadores Gustavo Petta (PCdoB) e Margarida Calixto (PT), da assessora da Vice-Prefeitura de Campinas Walquíria Sonati, e da procuradora do MPT (Ministério Público do Trabalho) Luciana Leal, além de sindicalistas.

Foto: Pedro Amatuzzi

O Superintendente destacou a importância dos sindicatos, tanto de trabalhadores como patronais, no processo de reconstrução. Agradeceu a presença das entidades e se colocou à disposição do grupo, que tem realizado encontros regulares em Campinas. Destacou o Sinait-SP como elo de comunicação direta com a Superintendência e o Ministério.

“Nosso papel se amplia, neste momento. Encaminhamos as demandas da categoria, com suas graves urgências como a questão do Bônus de Eficiência e a verba para transporte, mas também encaramos questões de efeito geral, como o déficit de Auditores-Fiscais e de servidores administrativos”, finalizou Ana Palmira, que teve lugar de fala durante a reunião no Salão Vermelho.

Foto: Pedro Amatuzzi
Foto: Pedro Amatuzzi