Andre Montanher
Em visita a Limeira nesta quinta (27), o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ressaltou a importância do convênio firmado com a Prefeitura para a cessão de um servidor municipal, e a volta do atendimento presencial do órgão. Lei formalizando o acordo foi publicada na edição de 18 de setembro do Jornal Oficial do Município (LEIA AQUI).
“Vamos seguir com as tratativas necessárias para sua implementação (o atendimento presencial). Estou de férias até o dia 7 de outubro, mas o secretário do Ministério está dando andamento ao processo. Assim que eu retornar, seremos portadores das providências para acelerar esse convênio”, explicou Marinho ao jornal Gazeta de Limeira.
O convênio é fruto de uma articulação da Gerente Regional de Piracicaba e diretora do Sinait-SP, Gabriela Albuquerque, com a USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira). A medida viabiliza a volta da presença do Ministério na cidade, após mais de 10 anos.
“Agradeço a sensibilidade do prefeito Mário Botion, e à intervenção da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira. Sem esta união de esforços, nada seria possível”, afirmou ela. O convênio segue modelo já instituído em outros municípios, sendo que uma cópia encaminhada pela dirigente foi a base do processo também em Limeira.
Atualmente, trabalhadores limeirenses que precisam apresentar qualquer tipo de recurso ao Ministério do Trabalho são obrigados a se dirigirem a Piracicaba – inclusive em casos simples, como na retificação de dados pessoais. Da mesma forma, as mesas redondas entre sindicatos e empresas só ocorrem no município vizinho. Limeira possui 300 mil habitantes.