Em reunião com senadora Teresa Leitão, Sinait reforça defesa da Inspeção e dos Auditores no Congresso Nacional

0
203

Por Dâmares Vaz/Edição: Andrea Bochi

Em reunião com a senadora Teresa Leitão (PT/PE), o presidente do Sinait, Bob Machado, e a presidente do Conselho de Delegados Sindicais, Olga Machado, reforçaram a defesa da Inspeção do Trabalho e dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Congresso Nacional. A conversa ocorreu nesta quinta-feira, 9, no gabinete da parlamentar, em Brasília.

O presidente do Sindicato detalhou aspectos da carreira e da categoria, explicando que, entre as atribuições dos Auditores-Fiscais do Trabalho, estão o combate ao trabalho escravo e infantil, a inserção de jovens na aprendizagem, a fiscalização das condições de segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

“As competências dos Auditores são muitas, mas temos hoje cada vez menos servidores para desempenhar essas funções. É o menor quadro dos últimos 30 anos. Para garantir os direitos dos trabalhadores, precisamos de mais Auditores. Por isso, a realização de concurso é uma demanda urgente.”

Ele lembrou ainda que quem mais sofre com o número pequeno de Auditores são os trabalhadores. “Sem fiscalização do ambiente de trabalho, por exemplo, mais trabalhadores adoecem ou se acidentam e morrem. Sem fiscalização, o trabalhador não consegue levar dignidade para casa.”

O presidente da entidade também falou dos prejuízos que as reformas trabalhistas dos últimos anos trouxeram aos trabalhadores. “Precarizaram e aumentaram os trabalhadores em situação de vulnerabilidade. Desde 2016, vimos toda sorte de absurdos para atacar os trabalhadores”, acrescentando que o SINAIT fez o enfrentamento dessas reformas. “Atuamos com foco nos trabalhadores, que são a razão de existência da nossa categoria.”

O Sinait ainda presenteou a senadora com o livro “Chacina da Unaí – A luta do Sinait por justiça”, editado pela entidade. A publicação é um resgate da atuação do Sindicato pela punição efetiva dos mandantes do crime que vitimou os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira.

A senadora, que foi sindicalista, se mostrou receptiva na conversa e colocou seu gabinete à disposição do Sinait para defender os direitos do trabalhador, o direito ao trabalho decente, o fortalecimento do movimento sindical. Ela ainda afirmou que muitos dos assuntos tratados pela entidade são também foco de seu mandato.