Andre Montanher
O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, Marcus Alves de Mello, visitou duas unidades do Senai, em Itu e São José dos Campos, onde prestigiou ações de inclusão de deficientes no mercado de trabalho.

Na terça (3), a visita foi ao Senai “Ítalo Bologna”, de Itu, unidade-referência em tecnologias adaptadas para a formação e inclusão de PCDs (pessoas com deficiência). Lá, ele conheceu a máquina de costura com botão de acionamento adaptado na mesa, e o fogão giratório onde as bocas se movem para facilitar o uso pelos cadeirantes.
O superintendente estava acompanhado do chefe de Fiscalização da Superintendência, Atonio Fojo, do Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Itu, José Ubiratan Carvalho Vieira, além de dirigentes sindicais. Eles conheceram o material didático em tinteiro e em braile, e verificaram que toda a estrutura física da unidade é adaptada para estudantes com deficiência visual e cadeirantes.

Na quarta (4), em São José, ele participou de uma feira de empregabilidade voltada aos PCDs – a Feira Dia D. No Senai “Santos Dumont”, foram oferecidas 200 vagas de trabalho para deficientes e reabilitados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além disso, foram realizadas palestras voltadas à qualificação e acessibilidade.

Empresários contratantes receberam orientação do INSS sobre a legislação específica para a admissão de pessoas com deficiência. A iniciativa foi da Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Ministério do Trabalho, Governo do Estado de São Paulo, INSS, empresas da região e entidades ligadas ao tema. Marcus estava novamente acompanhado do chefe de Fiscalização da Superintendência, Atonio Fojo.