Encontro em SP traz Executiva Nacional e dá início à organização do 39º Enafit

0
160

Andre Montanher

Uma série de reuniões na cidade de São Paulo marcou o início do planejamento do 39º Enafit (Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho). Na quinta (16), a Diretoria Executiva do Sinait Nacional esteve na Superintendência do Ministério do Trabalho, para debater com a Delegacia Sindical de São Paulo os preparativos do encontro – eles também falaram sobre a Regulamentação do Bônus de Eficiência e a Campanha Salarial deste ano.

O presidente Bob Fernandes destacou a importância da realização do Enafit na Capital paulista, com a Delegacia Sindical local de anfitriã. A presidenta Ana Palmira Arruda Camargo disse que a categoria “está pronta e ansiosa”, para cumprir a missão estabelecida. Serão encontros mensais de preparação, até setembro quando o evento ocorre (17 a 22). Na pauta, a logística e a estratégia de divulgação do encontro.

“Esta visibilidade é muito importante, pois a sociedade precisa entender o papel da inspeção do Trabalho. Entender que o auditor é o grande personagem do combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil. Que ele é fundamental na fiscalização da Aprendizagem, dos direitos, segurança e saúde do trabalhador. O Enafit é uma oportunidade para isto”, afirmou ela.

Imagem Andre Montanher

Antes da reunião, Ana Palmira entregou um colete da Inspeção do Trabalho ao superintendente do Ministério do Trabalho em São Paulo, Marco Melchior. Pela manhã, um representante da Funprev (Fundo Previdenciário) falou com os Auditores.

REAJUSTE E BÔNUS

Bob Fernandes relatou todo o processo de negociação com o governo federal, acerca do reajuste salarial da categoria – e dos servidores – para 2023 e os próximos quatro anos. O esforço do Sinait também envolveu a gestão junto ao senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento 2023, trabalho que aconteceu desde o período do Governo de Transição. “O índice proposto, de 9%, é um percentual que envolveu muita estratégia por parte dos sindicatos”, disse. Para 2024, explicou, a negociação recomeça com uma base já  fortalecida pelos 9%.

Imagem: Andrea Bochi

Ele também abordou a batalha pela Regulamentação do Bônus de Eficiência, bem como a luta pela paridade entre auditores da ativa e aposentados, com relação a este direito. “Precisamos de muita união na categoria, com foco nos temas de interesse comum. A divergência neste momento não contribui”, alertou.

Ana Palmira lembrou a importância do voto dos auditores, a respeito do reajuste, na Assembleia Geral Nacional – que ocorre de forma virtual no site do Sinait, até às 12h deste sábado 18/03. Pelas redes sociais e pelo site – ou mesmo pessoalmente – ela conclamou toda a categoria a conhecer o trabalho do Sinait em Brasília, realizado sob a batuta da Executiva Nacional.

O encontro em São Paulo teve participação dos auditores paulistas, que foram convidados perla Delegacia Sindical.

Imagem Andre Montanher