Fiscalização da Gerência Regional de Piracicaba resgata 11 trabalhadores em Elias Fausto

0
173

Andre Montanher com informações do Ministério do Trabalho

Espécie de “tanque” onde roupa era lavada

Uma fiscalização da Gerência Regional do Ministério do Trabalho de Piracicaba resgatou 11 trabalhadores de um alojamento em Elias Fausto – eles prestavam serviço para uma fábrica de estruturas pré-moldadas de concreto de Monte Mor. As acomodações eram precárias, e a roupa era lavada em tanque que também armazenava lixo.

Os trabalhadores são provenientes das regiões Norte e do Nordeste. As condições degradantes, além da ausência de local adequado para lavagem de roupas, incluíam banheiros sem vaso sanitário e sem lavatório com canos de esgoto abertos, infestação de percevejos nos dormitórios, vedação dos dormitórios insuficiente, colchões velhos e sem aprovação do Inmetro, não fornecimento de roupas de cama aos trabalhadores, estando muitos deles passando frio. 

Havia fogões e botijões de gás dentro dos dormitórios, ausência de local para refeições, falta de proteção contra intempéries, instalações elétricas improvisadas, sendo o isolamento de condutores feito com sacolas plásticas e fitas crepe. Fora isso, o empregador tem atrasado salário, férias e FGTS reiteradamente, segundo informou os trabalhadores à fiscalização trabalhista.

Segundo informações dos auditores ficais do Trabalho, a distribuidora de energia elétrica, recentemente, efetuou o desligamento do fornecimento de energia, tendo os próprios trabalhadores feito ligação clandestina para dar continuidade aos trabalhos.

Confira reportagem da EPTV Campinas.

A fiscalização, realizada pelos Auditores João Tannus e Irani Aparecida Godoy, interditou os alojamentos e notificou o empregador pelas irregularidades detectadas que, após a retirada dos trabalhadores do local insalubre, providenciou hotel e arcará com transporte para o retorno do grupo aos seus locais de origem.

A operação, que contou também com a participação do Ministério Público do Trabalho, continuou em andamento e na tarde desta quinta-feira (15), estava prevista uma reunião para depoimento dos trabalhadores com vistas ao cálculo das verbas trabalhistas devidas. O MPT de Campinas iria negociar com o empregador um Termo de Ajuste de Conduta sobre os termos do pagamento aos trabalhadores.

As denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser encaminhadas à Auditoria Fiscal do Trabalho por meio do Sistema Ipê, disponível no link https://ipe.sit.trabalho.gov.br/.