Folha e portal UOL abordam carências da Inspeção do Trabalho em reportagens

0
338

Num momento onde se registram flagrantes de trabalho análogo à escravidão pelo país, a imprensa brasileira está se atentando, cada vez mais, à carência de recursos materiais e humanos da nossa Inspeção do Trabalho. E sobre a necessidade de investimentos.

Neste final de semana, duas reportagens abordaram o tema. No sábado, o portal UOL falou exatamente sobre a questão do trabalho análogo à escravidão, e a Folha de S.Paulo trouxe em sua versão digital (19) e impressa (20) o descaso das gestões federais com relação à inspeção, e a defasagem de pessoal no sistema.

Há anos o Sinait vem lutando pela realização de concursos públicos para Auditores no Brasil. A carência de profissionais já foi denunciada, inclusive, para a OIT (Organização Internacional do Trabalho), e o alerta será intensificado daqui até o 39 Enafit (Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), em setembro – na Capital Paulista.

Principalmente: é necessário que a população conheça  o papel dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Combate ao Trabalho Escravo, ao Trabalho Infantil, às fraudes e outras irregularidades trabalhistas.