Por Dâmares Vaz
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo publicada nesta segunda, 13 de fevereiro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo deve concluir nas próximas semanas a negociação do reajuste das remunerações dos servidores federais do Executivo até abril de 2023. O aumento pode chegar a 9%, mas o valor final ainda depende de uma decisão sobre ajustar ou não o auxílio-alimentação.
A chefe da pasta reconheceu, porém, que dificilmente o governo conseguirá repor integralmente a perda inflacionária dos anos do governo passado, que muitas categorias têm calculado estar próxima dos 27%.
Ela esclareceu ainda pontos sobre os recursos orçamentários destinados à recomposição salarial. De acordo com Dweck, para 2023 o orçamento definido é de R$ 11,2 bilhões, e qualquer combinação de medidas deverá se adequar a ele. Para 2024, pode ter um valor anualizado de até R$ 16 bilhões – que seria o impacto gerado para o ano seguinte.
A ministra também falou sobre realização de concursos e reforma administrativa. Leia aqui a entrevista na íntegra.
Entidades mobilizadas por reajuste emergencial
O Sinait e outras entidades integrantes do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) seguem mobilizadas pelo reajuste emergencial das remunerações dos servidores do Executivo. Nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o fórum escolheu o Sindicato para ser uma das entidades que vai representá-lo na próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que ocorrerá na quinta-feira, 16 de fevereiro. A decisão saiu de reunião do Fonacate nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, da qual participou o presidente do Sindicato, Bob Machado.
Cada entidade poderá enviar somente um representante para a rodada, que será com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em Brasília.
A Campanha Salarial 2023 é realizada em parceria com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) – o Sinait compõe os dois grupos.