Por: Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi
O Auditor Fiscal do Trabalho, Arnaldo Bastos Santos Neto, será um dos palestrantes do 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT), que será realizado de 26 a 31 de outubro, em Belém (PA).
Com o tema “A fiscalização do trabalho e o impacto social da reserva legal de vagas para PCD e aprendizes”, a palestra vai mostrar como o cumprimento das cotas tem repercussões que vão além do ambiente de trabalho, influenciando políticas educacionais e sociais.
“Pretendo mostrar como a evolução do cumprimento das cotas legais de PCD e aprendizagem impactaram nas políticas educacionais, com aumento das matrículas de pessoas com deficiência no ensino básico e superior, e como a aprendizagem impacta na diminuição no número de jovens cumprindo medidas socioeducativas”, afirma o Auditor Fiscal.
O 41º ENAFIT tem como tema central “Os desafios da Auditoria Fiscal do Trabalho no combate à exploração do trabalhador e por um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”. O evento reúne Auditores Fiscais do Trabalho de todo o país e, assim como o Conait, ambos previstos no estatuto do SINAIT, são os maiores espaços de debate sobre a atuação da categoria na promoção de direitos trabalhistas e inclusão social
Arnaldo Bastos Santos Neto é Auditor Fiscal do Trabalho e atualmente chefia o Setor de Fiscalização do Trabalho da SRTE-GO. É doutor em Direito Público pela Unisinos e professor da Universidade Federal de Goiás.