A Rede Globo exibe nesta segunda-feira (19), na sessão Tela Quente (22h25) o filme “Pureza”, de Renato Barbieri. O longa é inspirado na história real de uma mãe que lutou para livrar seu filho do Trabalho Escravo.
Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, “Pureza” conta a trajetória de Pureza Lopes Loyola, interpretada pela atriz Dira Paes. No filme, ela sai à procura do filho que deixou o Maranhão para trabalhar em um garimpo no Pará e não deu mais notícias. Durante a jornada, encontra uma fazenda que emprega sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ainda à procura do filho, Pureza passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas.
Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentou a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé inabalável e a esperança de encontrar o filho. No último dia 15, Pureza que hoje tem 80 anos de idade, recebeu em Washington o prêmio Heróis no Combate ao Tráfico (Trafficking in Person Report TIP Heroes Award) de 2023, por contribuir na luta contra o trabalho análogo à escravidão e o tráfico de pessoas. A premiação foi entregue pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
O longa está disponível na Globoplay. Confira aqui entrevista com a inspiradora da história a respeito da premiação em Washington.
SINAIT-SP
No lançamento do filme, em maio de 2022, o Sinait-SP apoiou a divulgação com objetivo de sensibilizar autoridades e a sociedade sobre a importância de que todos conheçam e se engajem em atividades pelo fim desta prática criminosa. O Sindicato também aderiu ao tuitaço, realizado no dia 13 de maio do ano passado, organizado pela produção do filme para divulgação da longa-metragem.
O Sinait-SP tem a expectativa de que a exibição do filme em TV Aberta alcance um grande número de pessoas e que, partir de reflexões e debates sobre a trama, sejam dados mais alguns passos em direção ao fim do Trabalho Escravo contemporâneo que ainda acontece em todos os cantos do país.
