São Paulo se despede dos participantes do 39º Enafit

0
117

Alice Grant, Ana Palmira Arruda Camargo e Celso Haddad

Por André Montanher/Edição: Andrea Bochi

Ao despedirem-se do 39º Enafit – Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, os participantes tinham uma certeza: os seis dias do evento receberam subsídios para o enfrentamento dos principais dilemas da categoria, e as ferramentas para o seu fortalecimento.

Rosângela Rassy

Os mais de 20 painéis versaram, por exemplo, sobre o ingresso de mais 900 Auditores na carreira, e prepararam a categoria para recebê-los – também houve encontro dos Auditores com os estudantes de Direito da USP. As abordagens deram voz aos representantes do movimento sindical acerca do seu futuro, e destacaram a implantação do FGTS Digital, que se encontra prestes a ser efetivado. Os participantes ouviram sobre o contexto internacional da inspeção do trabalho, na 13ª Jornada Iberoamericana.

As atividades do 39º Enafit também deram visibilidade ao drama do trabalho infantil e do trabalho escravo contemporâneo, incluindo uma visita à exposição fotográfica “Oficina do Suor”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. O trabalho das plataformas, próximo de possível sistematização por parte do governo federal, também teve seu lugar dentre as abordagens. Tudo isto, sem esquecer do debate sobre saúde e segurança do trabalhador, a preocupação com a terceirização e o combate da discriminação de gênero e raça.

Bob Machado

Atividades

A Avenida Paulista foi palco da Caminhada Contra a Escravidão, e no plano institucional os participantes do evento tiveram um encontro com o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, junto com o Secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão. Os enafitianos se aproximaram do trabalho da DEN – Diretoria Executiva Nacional, e sua luta pela categoria.

“Agradeço a toda a equipe de organização, bem como os empregados do SINAIT, e o suporte dos integrantes da DEN. São Paulo tem sentimento de dever cumprido, e de gratidão por todos aqueles que participaram”, finalizou a presidenta do 39º Enafit,  Ana Palmira Arruda Camargo.

Confira o vídeo institucional: