Por: Solange Nunes
Na cerimônia de abertura do 40º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT), autoridades reafirmam a luta do SINAIT e dos Auditores Fiscais do Trabalho em defesa da categoria e pelos trabalhadores brasileiros. O evento sob o tema central “133 anos da Inspeção do Trabalho no Brasil – Lutas e conquistas projetando o futuro”, ocorreu neste domingo, 17 de novembro, no salão do Iate Clube Pajuçara, em Maceió (AL).
Gilmar Machado, secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, enfatizou o empenho do SINAIT na regulamentação do bônus de eficiência, nas reuniões e ações desenvolvidas, além de comentar que há previsão de uma sessão conjunta para o dia 27 de novembro, quando poderá ser colocado em pauta o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) nº 19-2024, que destina orçamento para o bônus de eficiência da carreira. “O SINAIT está empenhado na votação do PLN 19 e esperamos que a matéria seja votada no dia 27 de novembro”.
Luiz Felipe Brandão de Melo, secretário de Inspeção do Trabalho (SIT), representou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na cerimônia, parabenizou o evento e citou a importância do debate e a reflexão frente às novas tecnologias. “É bom pensar e refletir de forma estratégica a fim de poder agir frente a um mundo do trabalho em constante mudança”.
Edison Haubert, presidente do Instituo Mosap, disse que o Sindicato Nacional é um grande parceiro em várias lutas e mobilizações, dentre elas, a apensação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6-2024 à PEC 555-2006. A PEC 6 reduz gradualmente a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. “O SINAIT debate grandes temas relacionados aos trabalhadores brasileiros e atua pelo fim desta contribuição injusta para os aposentados e pensionistas; além de atuar como representante legítimo da categoria no país”.
Sérgio Voltolini, presidente da Confederação Ibero-Americana dos Inspetores do Trabalho (CIIT), declarou que o SINAIT representa uma categoria que está continuamente em luta pelos Auditores e trabalhadores brasileiros. “É um trabalho continuo de muita luta”.
Luciano da Silva Santos, presidente da CUT Alagoas, discorreu sobre a importância do encontro que irá debater temas essenciais para o mundo do trabalho. “São temas que deverão fortalecer nossa luta sindical por justiça social”.
José Gonzaga Filho, presidente do Sindifisco de Alagoas, louvou a atuação da categoria que desenvolve um trabalho em prol da sociedade. “É algo importantíssimo que só quem sabe realmente sobre sua importância é o próprio trabalhador que é beneficiado. Louvo a atuação de vocês e agradeço”.
Cícero Pereira dos Santos, superintendente regional do Trabalho em Alagoas (SRTE-AL), destacou que o maior patrimônio do Ministério do Trabalho são os servidores. “Já trabalhei em várias esferas de poder e em nenhum lugar encontrei servidores tão dedicados como os do Ministério do Trabalho”.
Adir de Abreu, procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho no estado de Alagoas, reiterou a importância da parceria entre os Auditores do Trabalho e os procuradores em nome da legalidade. “É um trabalho conjunto e intenso em nome do trabalhador e pela legalidade que juntos se fazem fortes”.
João Leite de Arruda Alencar, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, afirmou a importância de se ter uma Auditoria Fiscal do Trabalho estruturada e valorizada. “Essa valorização é muito importante para motivar a carreira e precisa ocorrer o mais rápido possível, referindo-se à aprovação do PLN 19”.
No evento, o artista alagoano Elizer Setton em saudação musical desejou aos enafitianos um excelente 40º ENAFIT.