sábado, 26 abril, 2025
Home202541º ENAFIT – Em Belém - Hotsite está no ar. As inscrições...

41º ENAFIT – Em Belém – Hotsite está no ar. As inscrições já estão abertas

Acesse aqui o hotsite do evento que, em breve estará acessível pelo tradicional banner do Encontro na capa do site do SINAIT.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre a cidade que receberá os Enafitianos.

41º ENAFIT será realizado em Belém, cidade das mangueiras, conhecida pela sua gastronomia, musicalidade e pela grandiosidade do Círio de Nazaré

O 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – ENAFIT ocorrerá de 26 a 31 de outubro, na cidade de Belém, conhecida por sua culinária amazônica, diversidade em gêneros musicais, pelo Carimbó, patrimônio cultural imaterial do Brasil. A riqueza do lugar que encantou poetas e artistas plásticos será palco de debates do evento sob o tema Os desafios da Auditoria Fiscal do Trabalho no combate à exploração do trabalhador e por um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.

Neste período, a cidade de Belém estará se preparando para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que será realizada no mês de novembro. 

Belém, a capital paraense, foi fundada em 1616 com a ocupação da foz do rio Pará e a construção do Forte do Presépio. O objetivo era criar um sistema estratégico de expansão do império ibérico nas Américas. Essa ocupação resultou, sobretudo, da política econômica mercantilista praticada por Portugal e Espanha, desde o século XV. O Forte foi erguido na confluência do rio Guamá com a Baía do Guajará.

Ao longo do tempo, Belém adquiriu características de cidade portuária. Transformou-se em um polo comercial, funcionando como porta de entrada para a Região Amazônica e o elo entre Portugal e o Estado do Grão-Pará. Até fins do século XVII, Belém tinha uma malha urbana formada por ruas estreitas. No século XVIII, a Coroa Portuguesa tomou medidas incentivadoras do desenvolvimento econômico.

O boom econômico veio com o ciclo da borracha entre as décadas de 1880 e 1910. Período caracterizado pela extração de látex das seringueiras da região amazônica responsável pela produção de borracha que visava atender às demandas do mercado internacional por essa mercadoria. A cidade de Belém ficou conhecida à época como “A Paris na América”.

Tempos depois, a áurea de riqueza e paixão da cidade foi absorvida pelo poeta Mário de Andrade que visitou a cidade em 1927 e registrou em carta ao seu amigo Manuel Bandeira suas impressões. “Amanhã já chega em Manaus e não sei que mais coisas bonitas enxergarei por este mundo de águas. Porém me conquistar mesmo a ponto de ficar doendo no desejo, só Belém me conquistou assim. Meu único ideal de agora é durante três ou seis meses morando no Grande Hotel de Belém. O direito de sentar naquela terrace em frente das mangueiras tapando o teatro da Paz, sentar sem mais nada, chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí. Você que conhece mundo, conhece coisa melhor do que isso, Manu? (…)”

Belém tornou-se uma grande metrópole nesses 409 anos. Os casarões antigos dividem espaço com prédios modernos e vários pontos turísticos que evidenciam o crescimento e a revolução da “joia amazônica”, como era conhecida a cidade no século XIX. O Teatro da Paz, a Estação das Docas, o Mangal das Garças, o Parque Estadual do Utinga, o Museu Paraense Emílio Goeldi (zoológico) e o Bosque Rodrigues Alves são pontos imperdíveis. Além das atrações tradicionais da cidade como a Catedral Metropolitana de Belém, Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Mercado Ver-o-Peso, Praça da República, Forte do Presépio, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e muitos mais.

Além disso, é preciso registrar que o Círio de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro, é a maior procissão religiosa do Brasil – considerado patrimônio cultural imaterial tanto no Brasil como pela Unesco. O Círio atrai mais de 2 milhões de fiéis a cada ano.

Nessa cidade tão especial, o Enafitiano poderá descobrir muito mais e conhecer uma das mais belas cidades da Região Norte, já que o mundo com a COP 30 vai estar com os olhares voltados para Belém. E, é por tudo isso, que o SINAIT acredita que o 41º ENAFIT será um momento inesquecível para os Auditores Fiscais do Trabalho.

Belém te espera de braços abertos!

Assista aqui ao vídeo de divulgação do 41º ENAFIT.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos