quinta-feira, 5 dezembro, 2024
Home2024Auditora de Santos lança livro de poesias sobre o racismo

Auditora de Santos lança livro de poesias sobre o racismo

Andre Montanher

Poesias que mergulham na herança e nas lutas do povo negro do Brasil, revelando séculos de resistência, sofrimento e perseverança. É o foco de “Alma Negra – Poesias de Resistência”, quarto livro da Auditora-Fiscal do Trabalho e presidenta da DS (Delegacia Sindical) do Sinait de Santos, Carmem Cenira. O lançamento é nesta quarta (27), em Santos.

Em uma coletânea de versos poderosos, cada poema ilumina histórias de figuras como João Cândido, líder da Revolta da Chibata e Luiz Gama, defensor da liberdade e igualdade, que enfrentaram a brutalidade e as injustiças do racismo. “Os poemas também exploram temas contemporâneos, como o lugar dos negros na sociedade, a valorização das raízes africanas e o desafio de combater um racismo enraizado”, explica a autora.

Natural de Porto Alegre-RS, Carmen escreve desde os 15 anos (tem 65), quando saiu da cidade Natal e fixou residência em Santos. Sindicalista, está aposentada como Auditora – foi advogada, jornalista, escritora e poeta. É mãe de três filhos e avó de um neto.

Graduada em Direito pela USP há 43 anos e pós-graduada pela UNICAMP, UFRGS e FMU, ela possui três livros publicados, sendo dois de poesias: “Sonhar é preciso” (2017) e “Escrever é melhor que sonhar” (2020). O terceiro é de contos: “Sonhos em prosa” (2022).

“Alma Negra convida o leitor a refletir sobre a importância de adotar uma postura antirracista”, conclui a escritora. O lançamento ocorre das 19h às 22h (sarau às 20h) na sede do Sindifisco (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) de Santos – Rua Euclides da Cunha, 290, Pompéia. É preciso confirmar presença por AQUI.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos