Por Solange Nunes/Edição: Andrea Bochi
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que o Sinait integra, lançou, no dia 20 de maio, o caderno nº 20 da coleção “Cadernos da Reforma Administrativa”. O título da nova publicação é “A Militarização da Administração Pública no Brasil: projeto de nação ou projeto de poder?”. O evento ocorreu durante uma live no canal do Fonacate, no YouTube.
Rudinei Marques, presidente do Fonacate, o professor de ciência política e economia, William Nozaki, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e José Celso Cardoso Júnior, coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, debateram a publicação, durante o evento on-line.
O professor William Nozaki, autor do caderno, relatou ter identificado 6.157 militares em cargos de confiança. Ele apontou um aumento, entre 2018 e 2020, de cerca de 55% na presença de militares na administração federal.
Enquanto José Celso Cardoso Júnior analisou que, a militarização da gestão pública, não se reverteu em melhorias nos serviços prestados à população.
Publicações
A 20ª publicação faz parte de uma série de textos escritas por pesquisadores, professores e especialistas em temas relacionados à Reforma Administrativa. É uma forma do Fórum contribuir para os debates acerca da Proposta de Emenda à Constituição nº 32-2020, que trata da reforma administrativa.
Os cadernos da série podem ser acessados no site do Sinait aqui.