Andre Montanher
A Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Piracicaba, Gabriela Albuquerque, foi uma das palestrantes durante evento que debateu a nova NR1 – Norma Regulamentadora ligada à saúde mental do trabalhador – nesta quinta-feira (27) em Limeira.
“Responsabilidade compartilhada – o papel do empregador e do empregado na prevenção – Nova NR1”, foi o tema da exposição. “O trabalhador deve ser agente ativo desta mudança. Destaco inclusive a portaria 344/2024 do Ministério do Trabalho, que faculta a ele recusar tarefa que possa configurar grave e iminente risco à saúde”, comentou.
Além da palestra de Gabriela, o evento trouxe a perita do Ministério Público do Trabalho e médica do Trabalho, Simone de Oliveira Teixeira. Ela abordou os efeitos de problemas como o ruído no local de trabalho, no prejuízo da saúde mental.

A atividade foi realizada pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, da Prefeitura de Limeira, com apoio do PST (Programa de Saúde do Trabalhador) e do CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), com participação da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira).
O mote foi o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho (27 de novembro), sendo que o público do Senac Limeira foi formado por estes profissionais, além de estudantes da carreira, sindicalistas e RH de empresas. Após as palestras, representantes da unidade da Ajinomoto de Limeira expuseram o programa de prevenção da saúde mental do trabalhador na empresa.


