quinta-feira, 28 agosto, 2025
Home2025Posse de aproximadamente 900 Auditores Fiscais do Trabalho está prevista para segunda...

Posse de aproximadamente 900 Auditores Fiscais do Trabalho está prevista para segunda semana de setembro, informa MTE

Por Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi

A posse de aproximadamente 900 Auditores-Fiscais do Trabalho está prevista para a segunda semana de setembro. A informação consta do Ofício Circular SEI nº 584/2025/MTE, assinado pelo secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva.

O documento estabelece medidas para garantir a organização adequada do ato de posse, incluindo a formação de uma força-tarefa responsável por orientar os novos servidores, analisar a documentação e conduzir todos os procedimentos necessários.

O SINAIT tem atuado junto à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e demais autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Palácio do Planalto para agilizar a posse dos novos colegas.

“O SINAIT acompanha cada etapa desse processo e seguirá atuando diuturnamente para que a posse se concretize o mais rápido possível”, informa o presidente do Sindicato, Bob Machado.

Esta semana, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do SINAIT está reunida em Brasília para tratar, entre outras pautas, da organização da posse humanizada dos novos Auditores Fiscais do Trabalho nos estados.

O Sindicato sugeriu ao MTE a realização de atos simbólicos de posse nas Superintendências Regionais do Trabalho, como forma de acolher os novos servidores, colocando-se à disposição para colaborar na organização.

“A iniciativa busca valorizar esse momento histórico para a carreira, aproximar o sindicato dos novos colegas e reforçar a importância da atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho em defesa dos direitos da classe trabalhadora em todo o país”, afirma Bob Machado.

Os dirigentes sindicais atuam para garantir que cada posse seja marcada por acolhimento, integração e fortalecimento da categoria.

O SINAIT também segue mobilizado pela convocação do cadastro reserva. O MTE, a partir dessa atuação, já solicitou ao governo a criação ou remanejamento de até 2 mil cargos para AFT, com proposta em análise para inclusão no Projeto de Lei Orçamentária de 2026 (PLOA 2026), atendendo ao pedido do SINAIT e dos integrantes do cadastro reserva. 

Veja a íntegra do ofício na área restrita.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos