Por Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi
A posse de aproximadamente 900 Auditores-Fiscais do Trabalho está prevista para a segunda semana de setembro. A informação consta do Ofício Circular SEI nº 584/2025/MTE, assinado pelo secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva.
O documento estabelece medidas para garantir a organização adequada do ato de posse, incluindo a formação de uma força-tarefa responsável por orientar os novos servidores, analisar a documentação e conduzir todos os procedimentos necessários.
O SINAIT tem atuado junto à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e demais autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Palácio do Planalto para agilizar a posse dos novos colegas.
“O SINAIT acompanha cada etapa desse processo e seguirá atuando diuturnamente para que a posse se concretize o mais rápido possível”, informa o presidente do Sindicato, Bob Machado.
Esta semana, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do SINAIT está reunida em Brasília para tratar, entre outras pautas, da organização da posse humanizada dos novos Auditores Fiscais do Trabalho nos estados.
O Sindicato sugeriu ao MTE a realização de atos simbólicos de posse nas Superintendências Regionais do Trabalho, como forma de acolher os novos servidores, colocando-se à disposição para colaborar na organização.
“A iniciativa busca valorizar esse momento histórico para a carreira, aproximar o sindicato dos novos colegas e reforçar a importância da atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho em defesa dos direitos da classe trabalhadora em todo o país”, afirma Bob Machado.
Os dirigentes sindicais atuam para garantir que cada posse seja marcada por acolhimento, integração e fortalecimento da categoria.
O SINAIT também segue mobilizado pela convocação do cadastro reserva. O MTE, a partir dessa atuação, já solicitou ao governo a criação ou remanejamento de até 2 mil cargos para AFT, com proposta em análise para inclusão no Projeto de Lei Orçamentária de 2026 (PLOA 2026), atendendo ao pedido do SINAIT e dos integrantes do cadastro reserva.