Por: Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou nesta quinta-feira, 13 de novembro, o Edital nº 8, de 12 de novembro de 2025, que trata da distribuição preliminar dos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para as vagas regionalizadas de Auditor-Fiscal do Trabalho.
O documento define critérios e procedimentos para o preenchimento das vagas pelos aprovados no certame, realizado sob o Edital nº 63/2025, e complementa o resultado preliminar divulgado anteriormente pelo Edital nº 7/2025, publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 2025.
De acordo com o texto, os candidatos sub judice foram posicionados conforme a classificação geral e o ordenamento das filas de escolha, para que tivessem oportunidade equivalente aos demais. Suas vagas são adicionais e não comprometeram o saldo de vagas na localidade para os demais ingressantes.
O edital também esclarece que, para o candidato que não tenha feito nenhuma escolha de cidade, e não houver vaga disponível em suas preferências, a lotação será atribuída a critério do MTE. Caso o candidato não formalize desistência após a nomeação, será considerada aceitação tácita da lotação designada.
O prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar é de dois dias úteis contados a partir da publicação do edital. Os pedidos devem ser encaminhados exclusivamente por e-mail para o endereço nomeacaoaft@trabalho.gov.br, com o assunto “Recurso de Lotação – Nome do Candidato”.
O SINAIT acompanha de perto todas as etapas do concurso e tem atuado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e demais autoridades competentes, para assegurar que as nomeações ocorram com celeridade, a fim de recompor os quadros da Auditoria-Fiscal do Trabalho e fortalecer a capacidade de fiscalização no país.
“A publicação desse edital é mais um passo importante rumo à posse dos novos colegas. O SINAIT segue mobilizado para que as nomeações ocorram o quanto antes e que nenhum entrave administrativo adie esse reforço tão necessário à Inspeção do Trabalho”, afirmou o presidente do SINAIT, Bob Machado.
O Edital nº 8/2025 tem como base o processo administrativo nº 19958.206042/2025-38 e foi publicado no Diário Oficial da União, seção 3, desta quinta-feira (13). Confira aqui.

