quinta-feira, 18 abril, 2024
Home2022No Dia do Trabalhador, classe trabalhadora se depara com desafios

No Dia do Trabalhador, classe trabalhadora se depara com desafios

Pelo menos desde 2017, os trabalhadores brasileiros vêm tentando sobreviver à severa desregulação do mundo do trabalho, às mudanças nas relações trabalhistas trazidas por plataformas digitais, à crescente precarização das condições laborais, à pandemia. Neste 1º de maio de 2022, Dia do Trabalhador, além da questão da sobrevivência, surge a necessidade de uma reflexão, por parte da classe trabalhadora, sobre que futuro buscar.

Um dos conceitos de trabalho refere-se à execução de atividades em busca de subsistência por parte de cada indivíduo. Historicamente, o trabalho sustenta a estrutura social e econômica da sociedade capitalista, fundamental à produção de riquezas, formando junto com o capital a base desse sistema econômico. É o meio de sustento da maior parte das famílias no mundo e, assim, fator de estabilização social.

Dada a sua importância na geração de riquezas, não é por acaso que o trabalho e as leis que o protegem são, em geral, os primeiros alvos quando o assunto é ampliação inconsequente de lucros. É o que vemos no País nos últimos anos, em que leis que protegiam o trabalhador foram enfraquecidas por sucessivas reformas conduzidas por governos e por parcela do empresariado pouco comprometidos com justiça social e com o desenvolvimento nacional.

Processos como a crescente globalização dos processos produtivos e o surgimento de novas formas de trabalho por meio de plataformas digitais têm espremido a classe trabalhadora rumo a um futuro precarizado e desprotegido. Também se observa o seu empobrecimento, tendo em vista que o desmonte das leis trabalhistas e o surgimento, em seu lugar, de relações trabalhistas desreguladas, traduzem-se na diminuição da renda da maioria dos trabalhadores.

A esse cenário somam-se uma pandemia, que trouxe a destruição de muitos postos de emprego, a piora do cenário econômico com inflação crescente que corrói salários, uma demorada recuperação, fatores inquestionavelmente globais, mas que contribuíram para o agravamento do quadro brasileiro, afetado pelas reformas precarizantes.

Diante dos trabalhadores surge um momento em que será preciso decidir e lutar por um futuro melhor. Alguns fatos trazem esperança em dias melhores – é o caso da Espanha, por exemplo, que revogou sua reforma trabalhista, inspirando possibilidades em outros países. Ao redor do mundo, também surgem decisões judiciais e administrativas responsabilizando as plataformas digitais e considerando a relação de emprego.

No Brasil, ações fiscais da Inspeção do Trabalho e decisões judiciais de primeira instância trouxeram o entendimento de que, ao trabalho em aplicativos, aplica-se o reconhecimento de vínculo empregatício, mas instâncias superiores não têm confirmado essas sentenças. No entanto, é um debate que existe e que pode ser levado adiante, com resultados positivos, a depender da mobilização dos trabalhadores.

Neste 1º de Maio, o SINAIT e a Inspeção do Trabalho, categoria também formada por trabalhadores do serviço público, manifestam solidariedade à classe trabalhadora e reafirmam o compromisso com a luta por trabalho decente e por relações laborais justas.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos