quinta-feira, 25 abril, 2024
Home202227 de julho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27 de julho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Por Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi

Nesta quarta-feira, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais que um dia, a data vale para reforçar a importância do cuidar dos ambientes e processos de trabalho saudáveis, para evitar adoecimentos, acidentes e mortes de trabalhadores.

Dados divulgados pelo Radar SIT de Acidentes apontam que, em 2021, ocorreram 571.800 acidentes de trabalho no Brasil, com 2.487 mortes. Ou seja, um acidente de trabalho a cada 55 segundos e uma morte a cada 3h31min.

O número de vítimas pode ser muito maior se considerados os milhões de trabalhadores que estão na informalidade e os servidores públicos, que não entram nas estatísticas oficiais.

A maioria dos acidentes ocorre na indústria da transformação (plásticos, papel e celulose, borracha, químicos para fins industriais e vidro, entre outros). O Estado de São Paulo ocupa a primeira posição no ranking de acidentes de trabalho, com mais de 1,6 milhão em 2021.

A atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho na prevenção de acidentes tem sido prejudicada pela defasagem no quadro de servidores, o menor dos últimos 25 anos, com apenas 1.993 servidores na ativa e 1.651 cargos vagos.

Proporcionar um ambiente de trabalho seguro é responsabilidade do empregador. Portanto, fica o alerta do Sinait aos trabalhadores, empregadores, governo e sociedade para a importância de práticas que promovam um ambiente seguro e saudável em todos os setores produtivos e reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ente estas práticas está a reposição do quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho para melhorar a prevenção.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos