O 40º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – ENAFIT trará para os participantes o lançamento do Dossiê Trabalho Escravo e Migração Internacional (ENP), que será realizado no segundo dia de programação técnica, dia 19 de novembro.
Mediada pela Auditora Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira, a coordenadora da equipe Escravo, nem pensar! Da ONG Repórter Brasil, Natália Suzuki, fará a apresentação do Dossiê, durante o evento.
O Dossiê apresenta dados inéditos a respeito dos múltiplos perfis de trabalhadores resgatados não-brasileiros entre os anos de 2010 e 2023. “A publicação traz os principais países de origem dessas pessoas, o seu gênero, a faixa etária e a escolaridade. Também identifica os setores produtivos que se beneficiam do uso de mão de obra escravizada e os locais do país em que isso é mais frequente”, explica Suzuki.
De acordo com a palestrante, o levantamento soluciona a inexistência de informações disponíveis a respeito de migrantes internacionais resgatados no Brasil. “Além dos resultados quantitativos da pesquisa, a publicação traz análises de representantes de instituições do Estado e da sociedade civil sobre os temas do trabalho escravo e tráfico de pessoas”, acrescentou.
Mini – CV
Gerente de Educação e Políticas Públicas da ONG Repórter Brasil. Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Jornalista e cientista social pela mesma universidade, e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha. Especialista no tema do trabalho escravo e na área de políticas públicas, é consultora sobre essas questões para Organização Internacional do Trabalho e o Escritório sobre Drogas e Crimes da ONU.