quinta-feira, 25 abril, 2024
Home20224º Conait – Congresso tevem seis propostas estatutárias aprovadas

4º Conait – Congresso tevem seis propostas estatutárias aprovadas

Os delegados presentes no segundo dia do 4º Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Conait) analisaram e aprovaram seis propostas de alteração estatutária. Foi no sábado, 11 de junho.

Os debates e as contribuições foram mediados pela mesa diretora composta pela presidente Ana Palmira Arruda Camargo (SP), vice-presidente Marilúcia Souza (RJ), 1º secretário Rogério Araújo (GO), 2ª secretária Lúcia Tedesco (PE), sendo responsável pela relatoria do evento Maria Teresa Pacheco Jensen (PR). O encontro ocorre no Hotel Cullinan Hplus Premium, em Brasília (DF).

As alterações estatutárias aprovadas foram as de números 3 e 10, sem modificações. A de número 18 sofreu mudança de grafia de “primogenitura” para “idade mais elevada”. As propostas 4 e 9 foram aglutinadas por apresentarem textos semelhantes. O conteúdo das propostas aglutinadas tratava do prazo exigido para convocação extraordinária das reuniões do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). A proposta 6 sofreu mudança de texto, não de conteúdo, ao mudar de três anos para 36 meses ininterruptos de filiação, o tempo obrigatório para participar de processo eleitoral promovido pelo Sinait.

Os temas das propostas, de maneira geral, versaram sobre regra normativa de formação da comissão organizadora do Conait; autonomia das delegacias sindicais para decidir e realizar ou não a Assembleia Geral Local (AGL); critérios de desempate, durante votação; e sobre novo requisito de acento para participar na Diretoria Executiva Nacional (DEN) que requer 36 meses de filiação, entre outros pré-requisitos, para participar do processo, entre outros assuntos.

Homenagem e saudades dos colegas que partiram

Na ocasião, os integrantes lembraram e fizeram uma pequena homenagem aos colegas e ex-dirigentes que faleceram nos últimos meses, como, Fahid Tahan Sab, Francisco Franco Siqueira Campos, José Augusto de Paula Freitas, José Cláudio Gomes e a coordenadora de comunicação, jornalista Nilza Murari.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos