Por: Solange Nunes/Edição: Andrea Bochi
O presidente do SINAIT, Bob Machado, e o conselheiro do Conselho Fiscal da entidade Alex Myller participaram do Ato de Assinatura do Termo de Compromisso nº 01/2025 com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O termo garante o reajuste de três benefícios: auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar e assistência à saúde complementar. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, na sala de reunião do MGI, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
De acordo com Bob Machado, a assinatura do termo de compromisso faz parte de mais uma etapa de negociação do SINAIT e demais entidades na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). “Estamos desde o início do ano cobrando do governo o reajuste de benefícios e agora vencemos mais uma etapa pela recomposição salarial da carreira”.
Na ocasião, Bob Machado reuniu-se com o secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, e reiterou o pedido de reajuste da indenização de transporte que desde sua criação em 1999 não foi atualizado. “O benefício está há 26 anos sem reajuste. As Auditoras e os Auditores do Trabalho que atuam quase 70% em ações fiscais externas e usam seus veículos precisam urgentemente da atualização da indenização de transporte”.
O secretário Feijóo informou que o MGI está analisando uma proposta de reajuste da indenização de transporte para a carreira.
Termo de compromisso
Conforme o termo, o auxílio-alimentação passará de R$ 1.000,00 para R$ 1.175,00 a partir de dezembro de 2025, um reajuste de 17,5%, com possibilidade de nova atualização pelo IPCA em abril de 2026. O auxílio pré-escolar e a assistência à saúde complementar terão reajuste pela variação do IPCA em abril de 2026, condicionado à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

