terça-feira, 23 abril, 2024
Home2022Confira vídeo-tutorial sobre como acessar no SOUGOV.BR o Comprovante de Rendimentos para...

Confira vídeo-tutorial sobre como acessar no SOUGOV.BR o Comprovante de Rendimentos para IRPF

Por Dâmares Vaz/Edição: Andrea Bochi

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia divulgou um vídeo-tutorial para auxiliar os servidores a acessar o Comprovante de Rendimentos para fins de Declaração do Imposto de Renda 2022 (ano-base 2021).

Os servidores públicos federais ativos deverão obter o Comprovante de Rendimentos exclusivamente por meio da plataforma SOUGOV.BR, acessível pelo aplicativo ou na versão web.

Desde a publicação da Portaria SGP/SEDGG/ME nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022, está vedada a emissão do Comprovante de Rendimentos para os servidores da ativa pelas unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública federal.

Para os aposentados e pensionistas, o Comprovante de Rendimentos pode ser obtido pelo SOUGOV.BR, mas também nas unidades de Gestão de Pessoas. Se preferir a emissão pela unidade, é necessário o comparecimento presencial.

O servidor tem ainda que verificar o órgão ao qual está vinculado. Se houve mais de um vínculo no ano de 2021, é preciso emitir mais de um comprovante, selecionando o respectivo órgão no topo da página principal do SOUGOV.BR. Esse é o caso dos servidores do Ministério do Trabalho, entre eles os Auditores-Fiscais do Trabalho, pois a pasta foi recriada em julho de 2021. Antes, esses servidores estavam vinculados ao Ministério da Economia.

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda vai até o dia 29 de abril.

Como fazer pelo SOUGOV.BR

Depois de logar no SOUGOV.BR – pelo aplicativo ou pelo computador –, o usuário deve acessar a função “Rendimentos IRPF”, que está nos serviços de “Autoatendimento” na tela principal, e baixar o comprovante referente ao ano de 2021.

Para ilustrar, pegar a primeira tela do vídeo neste link, no tempo de 3 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=6rtn5vWBko4&ab_channel=Minist%C3%A9riodaEconomia

RELATED ARTICLES

Mais Vistos