sexta-feira, 5 dezembro, 2025
Home2025Gerências de SP realizam cerimônias de posse para os novos Auditores-Fiscais do...

Gerências de SP realizam cerimônias de posse para os novos Auditores-Fiscais do Trabalho

*Acima, foto da equipe de Jundiaí, com os novos Auditores

Andre Montanher

Em todo o Estado de São Paulo, os Auditores-Fiscais do Trabalho aprovados no CNU (Concurso Nacional Unificado) de 2024 tomaram posse nesta segunda-feira (1º). Cada gerência regional do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) organizou sua cerimônia. No total, o Estado de São Paulo recebeu 267 novos Auditores, praticamente 30% do total de 900 para todo o país.

Em Sorocaba, serão 13 novos profissionais (um dos casos ainda segue sob júdice). “Esse reforço chegou num momento mais do que necessário, pois atendemos 80 municípios”, explicou o gerente Ubiratan Vieira. “Devemos esta conquista ao SINAIT, à Delegacia Sindical na figura da presidenta Ana Palmira Arruda Camargo, e ao superintendente regional do MTE, Marcus Alves Mello”, afirmou.

Ainda na região de Sorocaba, a agência de Itapeva recebeu 5 novos Auditores. Ubiratan Vieira afirma que o novo contingente deve dobrar o poder de atuação da Gerência, um cálculo reproduzido pela maioria dos dirigentes ouvidos.

ITAPEVA

Presidente Prudente terá 4 novos Auditores. “O quadro ainda é insuficiente, até porque temos aposentadorias que se avizinham. De toda forma, o impacto imediato é a possibilidade de oferecer um serviço mais ágil à sociedade”, apontou Sebastião Estevam, Auditor-Fiscal do Trabalho e diretor do SINAIT.

Em Jundiaí, cuja Gerência recebeu 11 novos Auditores, a chefe da fiscalização Rosemary Cristina Pontoni diz que a equipe “vinha se desdobrando para atender todas as demandas, e muitas vezes se sentia impotente”. “Aumentar nossos recursos humanos era uma necessidade inadiável, e há muito tempo”, afirmou. Repetindo os colegas, estimou que o potencial de inspeção do órgão dobra.

Marília

Marília (imagem acima) recebeu 10 novos Auditores-Fiscais do Trabalho.

Franca terá 8 novos Auditores. “O impacto é gigantesco. Estamos falando de quase 4 vezes mais profissionais fiscalizando a partir de 2026 – atualmente são apenas 3 e seremos 11 na Inspeção do Trabalho. A sociedade, com certeza, ganha mais presença do Estado, para a garantia e proteção dos direitos dos trabalhadores”, enfatizou o auditor Fernando Miguel.

FRANCA

Em Piracicaba, que recebe 6 novos Auditores, a gerente Gabriela Albuquerque diz que sua equipe está “feliz com a chegada dos novos colegas, após um concurso longo e cheio de obstáculos”. “O sentimento é de que estamos caminhando para tentarmos alcançar um mundo do trabalho mais justo e igualitário”, completa.

PIRACICABA

A lista com todas as nomeações do Estado de SP e do Brasil você confere AQUI.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos