quarta-feira, 24 abril, 2024
Home2020OAB critica abusos da MP 927, que deforma normas trabalhistas por conta...

OAB critica abusos da MP 927, que deforma normas trabalhistas por conta do Coronavírus

Por Andre Montanher

Por meio de uma nota técnica, a OAB posicionou-se veementemente contra a MP (Medida Provisória) 927, que dispõe sobre alterações trabalhistas no período de ocorrência da pandemia por Coronavírus.

Confira AQUI a íntegra da manifestação da OAB.

O texto, editado pelo governo federal na segunda-feira (23), propõe itens como a celebração de acordos individuais para negociação salarial, antecipação de férias e bancos de horas, além da suspensão das normas de segurança e saúde nas empresas, e da suspensão do poder punitivo da Inspeção do Trabalho.

“A deformação de institutos jurídicos de proteção à saúde do trabalhador chega ao paradoxo inacreditável de estabelecer, no art. 29 da MP 927, que os casos de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19) não serão considerados ocupacionais, exceto mediante comprovação do nexo causal”, aponta trecho do texto. “Ao falsamente afirmar-se alicerçada num estado de calamidade pública absolutamente restrito juridicamente, a MP 927 parece querer conferir a esse decreto uma espécie de cláusula de abertura para atos de exceção”, continua.

A nota técnica da OAB faz questão de analisar uma medida retirada da MP – a possibilidade de dispensa de trabalhadores por 4 meses sem recebimento de salário. Ao final, lista uma série de medidas tomadas por países europeus para a proteção da economia em tempos de pandemia, com foco no auxílio a trabalhadores, empresários e autônomos ou intermitentes.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos