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Recadastramento obrigatório do plano de saúde na plataforma SouGov termina na quinta-feira, 31 de agosto

Por Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi

Com a disponibilização do módulo Saúde Suplementar na plataforma SouGov.br, servidores ativos e inativos e pensionistas que recebem auxílio-saúde (per capita saúde suplementar) devem realizar, obrigatoriamente, o recadastramento do seu plano de saúde e do plano odontológico na plataforma até dia 31 de agosto de 2022. O recadastramento não é necessário para aqueles que possuem os planos da Geap, Assefaz e Unafisco, pois o ressarcimento é feito diretamente pela operadora.

Para fazer o recadastramento é necessário que o servidor/pensionista possua cadastro no SouGov.br, ferramenta que vem sendo usada para acesso a diversos serviços e disponibilizada nas versões aplicativo (Android e iOS) e web.

Quem tiver dificuldade em fazer o cadastro no SouGov.br pode acionar o setor de Tecnologia da Informação do Sinait pelos telefones (61) 3533-6622 e (61) 3533-6623 e (61) 3533-6636 ou pelo e-mail ti@sinait.org.br.

O recadastramento do plano de saúde no SouGov.br se faz necessário para que a plataforma possa se comunicar com o sistema da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, e consequentemente dar continuidade ao ressarcimento.

A partir do prazo estipulado, 31 de agosto de 2022, os usuários de planos que não realizarem o procedimento terão seus benefícios de caráter indenizatório cancelados.

Orientações 

O governo elaborou um guia de perguntas e respostas com as orientações detalhadas sobre como solicitar Assistência à Saúde Suplementar e um passo-a-passo para utilização da ferramenta e suas funções. Veja aqui.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações entrar em contato com a Coordenação de Qualidade Vida e Saúde do Servidor, por meio do endereço eletrônico: cqvs.cgcpq@mte.gov.br ou, ainda, pelo telefone (61) 2021 5177.

Também pela Central SIPEC – Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal no endereço eletrônico   https://www.gov.br/servidor/pt-br/canais_atendimento/central-sipec ou pelo telefone 0800 978 9009.

Alerta

No período em que o Sistema Integrado de Administração de Pessoal – Siape estiver fechado para processamento do cálculo da folha de pagamento, as solicitações encaminhadas no módulo Saúde Suplementar no SouGov.br não serão deferidas automaticamente, pois entrarão nas situações excepcionais em que a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão irá receber o requerimento e analisar manualmente. Dessa forma, a Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Economia sugere que não seja realizado o recadastramento nesse período (semana de fechamento/homologação de folha).

Aos aposentados e pensionistas o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos – Decipex alerta que não solicita cobrança de qualquer valor para resolução de assuntos de interesse de seus servidores ou pensionistas. E que os servidores e pensionistas devem ficar atentos a ofertas de prestações de serviços, especialmente por meio de WhatsApp, Instagram e Facebook, no que diz respeito a auxílios e benefícios.

Sugere ainda que não disponibilizem seus dados a terceiros e que as solicitações devem ser feitas pelo servidores ou pensionistas na página: https://sougov.economia.gov.br/sougov/ ou  diretamente  pelo: www.gov.br/servidor/decipex.

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