quinta-feira, 25 abril, 2024
Home2021Sinait Nacional - Fonasefe considera temerária a volta ao trabalho presencial sem...

Sinait Nacional – Fonasefe considera temerária a volta ao trabalho presencial sem vacina contra a Covid-19 para todos os servidores

Sinait Nacional – Por Solange Nunes / Edição: Nilza Murari

Na primeira reunião deste ano, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe reuniu-se virtualmente nesta terça-feira, dia 5 de janeiro, para construir ações, atividades e agenda para 2021. Em debate, vacinação para todos contra a Covid-19, o perigo da volta ao trabalho presencial antes da vacinação, ações contra a PEC 32/2020 – reforma administrativa, jornada de luta, Campanha Salarial 2021, entre outros temas. O encontro contou com a participação do diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves.

Durante a reunião, os integrantes do Fórum detalharam a preocupação com a saúde e segurança sanitária dos servidores públicos federais e dos cidadãos. Comentaram a pressão que estão sofrendo por parte do governo para a volta ao trabalho presencial, em muitos casos, já nesta segunda semana de janeiro, sem a vacinação dos servidores e da população.

Reafirmaram a importância da atuação conjunta das categorias contra a reforma administrativa que prejudicará o servidor e os serviços públicos. Debateram a realização de uma Jornada de Lutas que envolverá muitas categorias do serviço público. Além da construção do debate sobre a Campanha Salarial 2021, que precisará envolver diversos atores, incluindo representantes do Congresso Nacional.

De acordo com Marco Aurélio, os temas debatidos são preocupações do SINAIT, como, por exemplo, o retorno ao trabalho presencial dos Auditores-Fiscais do Trabalho de forma segura e as atividades contra a reforma administrativa, que prejudica os servidores. “São assuntos que o Sindicato Nacional acompanha e está trabalhando para dirimir os prejuízos diretos e indiretos que serão causados aos servidores públicos e aos trabalhadores brasileiros. O enfraquecimento do serviço público prejudica a população.”

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos, as entidades avaliam a realização de uma reunião ampliada do Fonasefe para debater a luta contra a Reforma Administrativa – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 e a Campanha Salarial de 2021. A data do encontro será posteriormente divulgada.

Também deliberaram enviar carta aos candidatos à presidência da Câmara e do Senado, elencando o conjunto de projetos de interesse dos servidores e apresentando a posição do Fonasefe sobre essas matérias.

Agenda em construção

Dia 24 de janeiro – Dia Nacional de Luta e Dia Nacional dos Aposentados;

Dia 1º de fevereiro – Dia Nacional de Luta pela Vacina para Todos e contra a reforma administrativa e as privatizações.

Na primeira reunião do ano, além do SINAIT, participaram representantes do Andes-SN, ASSIBGE-SN, SindiReceita, CSP-Conlutas, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Fenajufe, Asfoc-SN, Sinal, CNTSS, Fasubra, CUT, CTB, Intersindical-CCT. Além das entidades convidadas SINDMPU, Fórum Sindical e Popular por Direitos e Liberdades Democráticas, ACD e FNP.​

RELATED ARTICLES

Mais Vistos