quinta-feira, 28 março, 2024
Home2019Trabalho escravo: SINAIT faz semana de campanha nas redes sociais

Trabalho escravo: SINAIT faz semana de campanha nas redes sociais

Sinait Nacional

O SINAIT publica em suas redes sociais de hoje até sábado uma série de pequenos vídeos com o tema do trabalho escravo. O material foi editado a partir de vídeos já existentes, com o objetivo de jogar luz sobre a escravidão contemporânea, um problema que existe e é crime previsto no Código Penal Brasileiro, e sobre o que os Auditores-Fiscais do Trabalho encontram quando chegam aos locais para verificar denúncias.

Os Auditores-Fiscais do Trabalho são os agentes públicos diretamente responsáveis pelo combate ao trabalho análogo ao escravo no Brasil. Coordenam o Grupo Especial de Fiscalização Móvel, criado em 1995, que é composto também por outros agentes públicos, como procuradores Federais e do Trabalho, policiais federais, rodoviários federais e militares, defensores da União, entre outros. Juntos, formam uma equipe multidisciplinar capaz de resolver todos os problemas in loco.

O SINAIT decidiu fazer essa campanha em razão dos vários ataques que a fiscalização e os Auditores-Fiscais do Trabalho vêm sofrendo. Empregadores e até representantes do governo tentam minimizar as condições a que os trabalhadores são submetidos, naturalizando a degradação nos ambientes de trabalho, e colocando em dúvida os procedimentos durante as fiscalizações. Em outros casos, ameaças a Auditores-Fiscais do Trabalho têm se tornado constantes, colocando em alerta o Sindicato Nacional, que não se cala, ao contrário, denuncia, e exige a ação das autoridades competentes para garantir a segurança dos Auditores-Fiscais.

A cada dia, até o dia 7 de setembro, será publicado um texto e pequenos vídeos no Instagram, Facebook e Twitter, além do WhatsApp. O SINAIT solicita aos Auditores-Fiscais do Trabalho que compartilhem em suas redes sociais, façam circular a mensagem, para evitar que o trabalho escravo seja colocado num lugar de tolerância com a violação de direitos humanos, sociais e trabalhistas básicos de qualquer trabalhador.

Acompanhe o Facebook da Delegacia Sindical, o Instagram e o Twitter do Sinait Nacional.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos