terça-feira, 16 abril, 2024
Home202118 de agosto: dia nacional de luta e paralisação contra a reforma...

18 de agosto: dia nacional de luta e paralisação contra a reforma administrativa

Por Solange Nunes/Edição: Andrea Bochi

Os integrantes do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual o Sinait participa, reuniram-se para deliberar atividades e eventos na construção de uma paralisação nacional para o dia 18 de agosto. Nesta data, os servidores vão protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32-2020, que trata da reforma administrativa. O diretor de Relações Intersindicais do Sinait, Marco Aurélio Gonsalves, participou do encontro ocorrido nesta terça-feira, 10 de agosto, por videoconferência.

O objetivo dos sindicalistas, é produzir uma paralisação nacional dos serviços públicos no dia 18 de agosto. A data está sendo chamada de Dia Nacional de Mobilização e Dia de Paralisação Nacional. A ideia é dos trabalhadores do serviço público, das três esferas de poder, que pretendem paralisar as atividades por 24 horas, como uma forma de chamar a atenção para os prejuízos que serão causados aos serviços, servidores e para a sociedade, caso a reforma administrativa, que está em tramitação no Congresso Nacional, seja aprovada.

A paralisação nacional e as manifestações previstas para o dia 18 de agosto visam ainda aumentar o engajamento da sociedade, além de outras frentes, como o movimento estudantil que pretende participar das atividades e mobilizações contra a desconstrução dos serviços públicos voltados para a sociedade, a exemplo, do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Marco Aurélio, o envolvimento dos servidores públicos está aumentando e o Sinait atua fortemente na Câmara dos Deputados, agendando reuniões com parlamentares e explicando os prejuízos sociais e trabalhistas para a sociedade, para os serviços públicos e para os servidores. “A reforma vai prejudicar a todos indistintamente. O Sindicato Nacional articula com parlamentares o fim da tramitação da reforma administrativa no Congresso Nacional”.​

RELATED ARTICLES

Mais Vistos