Por: Solange Nunes/Edição: Andrea Bochi
O diretor de Inspeção do Trabalho do SINAIT, Renato Bignami (SP), participará do painel Os efeitos do aquecimento global no ambiente de trabalho e a atuação da Inspeção do Trabalho na redução dos riscos, das 14h até 15h30, no dia 29 de outubro, no auditório do Hotel Princesa Louçã. O espaço de diálogo será dividido com o diretor de Prerrogativas da entidade, Valdiney de Arruda (MT). O tema integra a programação técnica do 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT), que ocorrerá de 26 a 31 de outubro, em Belém do Pará.
Para o Auditor Fiscal Renato Bignami, os efeitos do aquecimento global sobre o ambiente de trabalho modificam a relação do ser humano com a terra, inserindo novos desafios em um cenário já complexo de prevenção de riscos ocupacionais.
No âmbito da fiscalização do trabalho, ele destaca que há um ressignificado nas ações da Auditoria Fiscal, diante das diversas medidas que podem ser exigidas para ampliar a prevenção frente aos novos riscos decorrentes das mudanças climáticas. “Durante o ENAFIT, teremos a oportunidade de compartilhar experiências e boas práticas na abordagem do aquecimento global como agravante dos riscos relacionados ao calor”, afirmou.

