terça-feira, 30 abril, 2024
Home2022Sinait divulga programação cultural do 38º Enafit

Sinait divulga programação cultural do 38º Enafit

Por Lourdes Marinho/Edição: Andréa Bochi

A programação cultural do 38º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit foi concluída esta semana e tem atrações para agradar a todos os gostos. O encontro será realizado em Recife (PE), no período de 20 a 25 de novembro, no Beach Class Convention By Hôm (antigo Bristol Hotel), com o tema “Auditoria-Fiscal do Trabalho essencial para o futuro”.

Reconhecidos mundialmente, grupo de dança e espaço cultural – onde será realizado um dos eventos – integram as atrações que proporcionarão aos enafitianos um mergulho na cultura popular nordestina.

O primeiro evento será na noite de domingo (20), quando os participantes do Enafit poderão desfrutar de um jantar de confraternização, animado pela The New Band, no Espaço Blue Angel Recepções, no bairro de Madalena, depois da sessão solene de abertura, que ocorrerá no mesmo local.

Happy hour com balé

Na segunda-feira (21), um happy hour, no Beach Class Convention By Hôm, contará com a apresentação do Balé Popular do Recife, que atua divulgando e recriando autos e folguedos populares do Nordeste e ensinando a dança popular nordestina para a população do Recife.

Com 45 anos de existência, o grupo de dança é reconhecido pela sua trajetória de resistência artística, cultural e popular, o que lhe rendeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. Foi um dos primeiros grupos de dança profissional de Pernambuco e é o mais antigo em constante atuação. Atravessou o tempo levando a cultura popular nordestina para várias gerações.

A companhia já se apresentou em importantes festivais do país e divulgou a cultura da terra em países como Israel, Espanha, Portugal, França, Holanda, Costa do Marfim, Cuba, Canadá, Estados Unidos, Peru, Argentina, China e Venezuela, além de escolas de Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Paris e também de Recife.

AFT, o artista é você

Na terça-feira (22), às 20h30, os participantes do evento poderão se divertir na Venda Bom Jesus (Recife antigo) no “AFT, o artista é você”, ocasião em que poderão mostrar seus talentos musicais. A The New Band voltará ao palco para acompanhar as apresentações dos enafitianos.

Localizada em um ponto estratégico, na esquina da Rua Barão de Rodrigues Mendes com a Rua do Bom Jesus, ao lado da Praça do Arsenal, a Venda Bom Jesus tem compromisso com a cultura local. Além dos pratos gastronômicos como os arrumadinho de charque e carne de sol, cuscuz com linguiça de bode, a decoração é um mergulho na história da cidade com mensagens e pinturas nas paredes e no balcão e desenhos do centro do Recife no teto.

Notícias antigas dos jornais recifenses deixam claro que ali é estabelecimento que se preza pela história da cidade. De longe, se vê as esculturas que ficam nas janelas do primeiro andar “recebendo” os clientes, uma adaptação “Made in Recife” das gárgulas das igrejas medievais europeias que aterrorizavam as pessoas, mas também ajudavam na crença de que as figuras afastavam os maus espíritos.

As esculturas são de quatro personagens lendárias do Recife: a Perna Cabeluda, a Emparedada da Rua Nova, o Papa Figo e a Noiva Cadáver. Todas feitas pelo artista plástico, poeta e diretor pernambucano Sebastião Simão.

Baile no Instituto Brennand

Na quarta-feira (23), o esplendor do Recife – o Instituto Ricardo Brennand, no Bairro da Várzea, recebe os enafitianos para o jantar e baile animado pela Orquestra Fascinação.

Famoso ponto turístico, o Instituto Brennand é um espaço cultural, inaugurado em 2002, que salvaguarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Tem como missão a preservação, a difusão e o acesso à cultura e herança material e imaterial, visando a promoção do capital humano e cultural.

Localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de Mata Atlântica preservada. Possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, abrangendo um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.

Os ingressos para desfrutar da programação cultural do 38º Enafit podem ser comprados no local do credenciamento, no Hotel Beach Class Convention By Hôm, no domingo, na terça-feira e na quarta-feira.

As inscrições para o 38º Enafit são feitas exclusivamente pelo hot site do evento.

Corrida Contra a Escravidão

3ª Corrida Contra a Escravidão, ação esportiva que chama a atenção da sociedade para o problema do trabalho escravo, também integra as atividades do 38º Enafit. A corrida será no domingo (20), às 7h. Por isso, quem for participar deve chegar em Recife no dia anterior, sábado. A largada e chegada serão na Rua da Aurora, às margens do Rio Capibaribe, no centro de Recife, um dos lugares mais charmosos da capital pernambucana, que faz parte de conjunto urbano tombado como patrimônio histórico-cultural.

As inscrições são feitas pelo Ticket Sports, que pode ser acessado também pelo hotsite do 38º Enafit. As taxas variam de acordo com o público alvo; pessoas com mais de 60 anos pagam meia. Para Pessoas com Deficiência (PcDs) as inscrições são gratuitas.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos