terça-feira, 30 abril, 2024
Home2024AFT de Piracicaba orienta produtores de cana sobre NR-31, que passou por...

AFT de Piracicaba orienta produtores de cana sobre NR-31, que passou por revisão

Andre Montanher

A Auditora-Fiscal do Trabalho Irani Godoy, lotada na Gerência Regional de Piracicaba-SP, orientou produtores rurais canavieiros daquela região acerca da NR-31, focada no trabalho rural. Ela proferiu a palestra “NR 31 e a fiscalização do trabalho rural na produção da cana de açúcar”, durante o “1º Simpósio Trabalhista da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), realizado nesta sexta (23).

Irani Godoy

A NR 31 passou por revisão recente, e o objetivo do evento foi atualizar os produtores a respeito da nova formulação. Após a exposição, que entre outros pontos destacou a questão do trabalhador migrante, Irani respondeu perguntas sobre o registro em carteira dos trabalhadores rurais, a questão da terceirização e a caracterização do trabalho análogo à escravidão.

“É um setor que se moderniza, mas em algumas situações segue vulnerável ao desrespeito trabalhista”, analisou, considerando positiva a participação dos produtores. Irani estava acompanhada da gerente regional Gabriela Albuquerque, que é diretora do SINAIT-SP.

“As grandes empresas canavieiras se utilizam de propriedades fornecedoras menores, e o risco trabalhista permanece. Sempre acreditamos que melhor que punir é orientar, para tanto nossa participação no evento”, opinou Gabriela.

O evento teve apoio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba) e da própria gerência. Além de Irani, o engenheiro de Segurança e agente de Fiscalização do Cerest, Daniel Sanches, traçou um mapa de acidentes dos últimos 5 anos na área rural.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos