terça-feira, 19 março, 2024
Home2020Canpat 2020 foca desafios impostos pelo Coronavírus no mundo do trabalho -...

Canpat 2020 foca desafios impostos pelo Coronavírus no mundo do trabalho – CONFIRA LIVE DE LANÇAMENTO

Por Andre Montanher

A Canpat (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho) deste ano não poderia ter tema mais oportuno. “Detenhamos a pandemia: a segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas”, é o tema, que coloca o Coronavírus no foco dos debates.

“O vírus estabelece um parâmetro novo para a Inspeção do Trabalho, tanto no tocante às relações trabalhistas em si, como na postura do próprio Auditor em sua rotina”, comenta o presidente da Delegacia Sindical de São Paulo do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Rodrigo Iquegami.

Uma live pela internet, realizada em 28 de abril (Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho), marca a abertura dos trabalhos. O vídeo está disponível AQUI.

O material tem participações do secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, e do presidente da Fundacentro, Felipe Portela. Representantes da Secretaria do Trabalho, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e de instituições parceiras falam sobre as ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, focando especialmente no combate ao Coronavírus.

O vídeo conta com apresentações sobre a pandemia de Covid-19, as ações da Inspeção do Trabalho, a prevenção na construção civil, a atuação do médicos do trabalho e os efeitos globais da pandemia nas relações de trabalho.

ORIGENS DA CAMPANHA

Criada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) e a Fundacentro, a Canpat foi instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971, e reativada em abril de 2017. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Confira a Programação da Live:

Já o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT instituiu a data.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos