quinta-feira, 28 março, 2024
Home2022Descerrada nova placa em homenagem a Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado, no interior...

Descerrada nova placa em homenagem a Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado, no interior de São Paulo

Uma nova placa em homenagem ao Auditor-Fiscal do Trabalho aposentadoLeonidio Francisco Ribeiro Filho foi descerrada no dia 9 de junho, em evento no interior de São Paulo. Desde dezembro de 2021, o Auditor empresta seu nome a um túnel com 390 metros de extensão, localizado no Km 76.300 da Rodovia Governador Carvalho Pinto, sentido interior-capital, em Jacareí (SP). A nova placa substitui a antiga, em razão de uma incorreção na grafia.

Com atuação na área de Segurança e Saúde no Trabalho desde a década de 1960, Ribeiro participou da construção dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de grandes empresas nos anos 1970 e 1980. Como Auditor do Trabalho, atuou na elaboração das Normas Regulamentadoras (NRs).

Seu trabalho foi marcado ainda pela participação na criação e na gestão de entidades prevencionistas, como a Abraphiset (Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho e do Meio Ambiente), a ABPA (Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes) e a Obesst (Organização Brasileira de Entidades de Segurança e Saúde do Trabalho e do Meio Ambiente), e pelo exercício do magistério em cursos de Segurança do Trabalho desde os anos 1970 até hoje.

Para o servidor, o reconhecimento também se deve ao fôlego de seu trabalho na análise das condições e de ambientes de trabalho de servidores públicos dos mais variados órgãos públicos, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil, Tribunal Regional Eleitoral, Saúde dos Portos.

O Auditor destaca a presença, no novo descerramento, de amigos, alunos, ex-alunos, coordenadores da UNIP, além do diretor da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e de diretores das Concessionárias Ecovias e da Tamoios e de trabalhadores dessas empresas. “Foram inesquecíveis os 15 minutos que levaram para retirar o pano, em que passaram pela minha memória vários marcos da minha vida profissional”, afirma.

A participação do SINAIT na nova homenagem não foi possível, mas o Sindicato reitera a alegria e orgulho que sente pela atuação do Auditor. A homenagem a ele decorre da Lei 16.609/2017, de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL/SP).

Parabéns, caro Auditor-Fiscal do Trabalho Leonidio Francisco Ribeiro Filho, a sua trajetória é uma inspiração para a nossa categoria!

Confira aqui vídeo da Revista Proteção do descerramento.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos