sexta-feira, 19 abril, 2024
HomeNotíciasLivro sobre Imigração e Trabalho traz artigos de Auditores de São Paulo

Livro sobre Imigração e Trabalho traz artigos de Auditores de São Paulo

Os Auditores-Fiscais do Trabalho de SP Lívia Ferreira e Renato Bignami tiveram artigos publicados no livro “Informalidade e proteção dos trabalhadores imigrantes: navegando pelo humanitarismo, securitização e dignidade”. A obra foi lançada em fevereiro, e o conteúdo você confere AQUI.

O livro é da editora Outras Expressões, com textos de autores especializados no universo do Trabalho. A organização é de Francis Portes Virginio e do Instituto Migração, Gênero e Raça (I-Migra) – entidade focada na promoção da inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O convite para Lívia e Renato ocorreu por conta das relevantes ações efetuadas, junto aos trabalhadores imigrantes. Francis Virginio é pesquisador pelo Leverhulme Trust, um fundo para pesquisas no Reino Unido com foco em temas relacionados ao trabalho migrante, trabalho escravo e migração forçada.

Lívia Ferreira assina o artigo “Trabalhadoras domésticas imigrantes e a falta de proteção nas intermediações para o trabalho no Brasil”. Bignami vem com “Migração irregular e a economia informal na América Latina”. “Nossa participação nesta iniciativa demonstra que o esforço da Inspeção do Trabalho no Brasil goza de grande reconhecimento”, analisou Lívia Ferreira.

OBRA

“Informalidade e proteção dos trabalhadores imigrantes: navegando pelo humanitarismo, securitização e dignidade” traz reflexões relevantes sobre temas relacionados a migração e trabalho, sendo escrito a partir de intensa colaboração entre as universidades de Strathclyde (Reino Unido), Grenoble (França) e a Universidade Federal do Acre.

Além disso, participaram servidores públicos, organizações da sociedade civil e coletivos de imigrantes. A obra contou com financiamento do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC) e da Leverhulme Trust.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos