terça-feira, 23 abril, 2024
Home2022LOA prevê que servidores do Executivo terão o mesmo reajuste dos servidores...

LOA prevê que servidores do Executivo terão o mesmo reajuste dos servidores do Judiciário, em 2023

Por Dâmares Vaz/Edição: Lourdes Marinho

Embora nenhum projeto de lei (PL) com reajuste para os servidores do Executivo federal tenha sido enviado ao Legislativo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 prevê recursos para a recomposição parcial das perdas inflacionárias na remuneração desses servidores, no mesmo patamar do que foi aprovado para os servidores do Judiciário e Legislativo. Assim, os servidores do Executivo poderão receber 6% de aumento no próximo ano. O Congresso Nacional aprovou a LOA nesta quinta-feira, 22 de dezembro. Agora, a matéria vai à sanção presidencial.

O reajuste previsto para 2023 é fruto da intensa luta do Sinait e de outras entidades de servidores públicos, como o Fórum das Carreiras de Estado. O Sindicato continuará a atuar diligentemente para assegurar aos Auditores-Fiscais do Trabalho um padrão remuneratório justo, que corresponda à importância da carreira para o Estado brasileiro.

“Não nos furtaremos a buscar o que a categoria merece. Esse reajuste não cobre nem as perdas inflacionárias, que foram bem maiores. Assim, vamos buscar a negociação com o governo para uma recomposição adequada”, afirma a diretora do Sinait Rosa Maria Campos Jorge.

Nesta semana, o Congresso Nacional aprovou os projetos de lei que reajustam as remunerações dos servidores do Judiciário, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) e de membros da Defensoria Pública da União (DPU). Esses PLs foram encaminhados pelos respectivos poderes e preveem um reajuste de 19,25 % ao todo, fracionados em três anos.

Com relação aos servidores do Executivo será preciso abrir a negociação com o governo para reajuste salarial a partir de 2023, na Mesa Nacional de Negociação Permanente, que deverá ser vinculada ao futuro Ministério do Planejamento. Nos quatro anos de governo Bolsonaro não houve negociação salarial.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos