sábado, 27 abril, 2024
Home2024SINAIT lança podcast “A Chacina de Unaí – ImpuneMENTE – A história...

SINAIT lança podcast “A Chacina de Unaí – ImpuneMENTE – A história sem fim”

Por: Lourdes Marinho/Edição: Andrea Bochi

O SINAIT lançou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, o primeiro episódio de: “A Chacina de Unaí – ImpuneMENTE – A história sem fim”. O podcast, no estilo crime real narrativo (true crime), conta a história da chacina ocorrida em 28 de janeiro de 2004, que vitimou três Auditores-Fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho. São cinco episódios que irão ao ar de forma sequencial, diariamente, ao longo desta semana, nos principais tocadores de podcast, como Spotify, Apple e Google Podcasts.

Os Auditores Eratóstenes, João Batista e Nelson, e o motorista, Ailton, faziam uma fiscalização na zona rural de Unaí, Minas Gerais, quando foram assassinados em uma emboscada, a caminho de uma inspeção nas fazendas dos maiores produtores de feijão do país.

As polícias civil e federal investigam o caso e chegaram aos irmãos Norberto e Antério Mânica. Nove réus, incluindo os fazendeiros, foram levados a júri em um processo criminal que durou quase 20 anos.

Dois dos últimos condenados pela chacina ainda se encontram foragidos, Norberto Mânica e Hugo Alves Pimenta, mandante e intermediário do crime respectivamente.

Narrado pela jornalista Maiara Bastianello, com Roteiro e Direção de Flávio Barboza, o podcast contou com a Consultoria e Roteiro da jornalista Cláudia Machado, autora do livro Chacina de Unaí – A luta do Sinait por Justiça, lançado pelo Sindicato Nacional em 2022. O podcast foi feito a partir da história contada no livro.

Ouça aqui o Episódio 1.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos