sexta-feira, 26 abril, 2024
Home2022OIT aprova novas diretrizes para a inspeção do trabalho

OIT aprova novas diretrizes para a inspeção do trabalho

Com informações da OIT

O Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou um conjunto de diretrizes sobre os princípios gerais da inspeção do trabalho.

Estas diretivas dizem respeito à organização, à estrutura, às competências e ao funcionamento das inspeções do trabalho, visando, além de melhorar, trazer um impacto positivo na aplicação das Normas Internacionais do Trabalho.

As diretrizes complementam e destinam-se a auxiliar os Estados membros da OIT na aplicação das disposições da Convenção de Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio, 1947 (nº 81), e da Convenção de Inspeção do Trabalho (Agricultura), 1969 (nº 129), com o objetivo final de promover o respeito aos direitos trabalhistas no contexto do mundo do trabalho contemporâneo.

Além disso,  buscam orientar os mandantes da OIT quanto a uma abordagem da Inspeção do Trabalho mais atual e contextualizada dentro dos desafios atuais do mundo do trabalho.

decisão de aprovar as diretrizes segue os debates realizados durante uma reunião tripartite de especialistas, ocorrida de 13 a 16 de dezembro de 2021.

Esse é o primeiro instrumento internacional não vinculante desta natureza, validado por governos, empregadores e trabalhadores.

Para o SINAIT, iniciativas e ações que buscam atualizar e contextualizar a atuação da Inspeção do Trabalho no Brasil e no mundo são sempre muito positivas e fortalecem essa atuação.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos