sábado, 13 julho, 2024
Home2022Servidores aposentados e pensionistas com pagamento suspenso precisam fazer prova de vida...

Servidores aposentados e pensionistas com pagamento suspenso precisam fazer prova de vida para receber

Por Dâmares Vaz Edição: Andrea Bochi

Servidores aposentados e pensionistas que estão com o pagamento suspenso por não terem feito a prova de vida em 2020 e 2021 devem regularizar a situação. A regularização pode ser feita presencialmente ou de forma digital.

É possível conferir aqui se o seu nome consta no Edital de Suspensão nº 1/2022, publicado no Diário Oficial da União do dia 19 de janeiro.

Se a opção for pela forma presencial, é preciso comparecer à agência do banco onde você recebe o pagamento levando documento de identificação com foto e CPF e comprovante de residência.

Para a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ter instalado no celular os aplicativos SouGov.br e Gov.br (antigo MeuGov.br).

Concluído o processo, o pagamento será restabelecido em até sete dias.

É importante destacar que esse é o procedimento para regularizar a comprovação relativa aos anos de 2020 e 2021. Para 2022, o servidor aposentado e o pensionista devem seguir as regras pré-pandemia.

O período preferencial para a prova de vida é o mês do aniversário do beneficiário, a contar do primeiro dia. A comprovação também poderá ser feita de forma presencial, na agência bancária, ou digital. Vencido o prazo sem que se faça a prova, será registrado o atraso e o beneficiário terá mais 60 dias para fazer a regularização.

Prova de Vida Digital por meio da validação facial no aplicativo Gov.br.

Para realizar o procedimento você precisa:

1 – ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)

2 – ter uma conta no Gov.br e

3 – instalar, em seu celular, o aplicativo SouGov.br e o aplicativo Gov.br

ATENÇÃO: o aplicativo MeuGov.br agora se chama Gov.br. Se você já tem o MeuGov.br instalado, atualize para a nova versão na loja de aplicativos do seu celular

Para dúvidas ou como criar conta Gov.br, clique aqui.

Para instalar o aplicativo SouGov.br, acesse: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/

Depois de instalar os aplicativos, siga as orientações e realize a sua prova de vida – acesse aqui um passo a passo.​

RELATED ARTICLES

Mais Vistos