sexta-feira, 26 abril, 2024
Home2022Sinait rememora livros lançados - “Resgates” e “O trabalho escravo na indústria...

Sinait rememora livros lançados – “Resgates” e “O trabalho escravo na indústria da moda no Brasil”

O Sinait destacou, no Dia de Combate ao Trabalho Escravo e Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho as duas obras lançadas pela entidade em 2021 – “Resgates – Combate ao trabalho escravo no Brasil: 25 anos do GEFM” e “O trabalho escravo na indústria da moda no Brasil”. Os livros reúnem experiências de Auditores-Fiscais do Trabalho no combate ao trabalho escravo contemporâneo e contam com o apoio do Sinait.

Ambas as obras foram escritas por Auditores-Fiscais do Trabalho que atuam no resgate de trabalhadores escravizados.

Um dos livros, “O trabalho escravo na indústria da moda no Brasil” pode ser acessado, gratuitamente, por meio de banner localizado no canto superior direito do site da entidade – acesse aqui.

O livro mostra a faceta da escravidão na grande São Paulo, na indústria da moda, tendo como um dos aspectos a grande quantidade de imigrantes explorados. Organizada pelos Auditores Lívia Ferreira e Renato Bignami, a obra foi concebida a partir de pesquisa histórica realizada nos arquivos do Programa Estadual de Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo. Esse programa teve início em 2010 com a criação de um Grupo de Trabalho integrado por Auditores-Fiscais do Trabalho da superintendência.

Além disso, a obra reúne os anais da Jornada de Comemoração dos Dez Anos do Pacto Municipal contra o Trabalho Precário e pelo Emprego e Trabalho Decentes na Indústria do Vestuário, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro de 2019, na capital paulista. O livro tem versões em inglês e espanhol.

Publicada pela editora RTM, a obra “Resgates – Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil” foi escrita por oito Auditores-Fiscais do Trabalho que, na condição de servidores públicos brasileiros, protagonizaram ações de resgate de mais de 55 mil trabalhadores escravizados, ao longo dos 26 anos do Grupo Móvel. O Sinait foi parceiro na publicação do livro.

A obra é enriquecida com o ensaio fotográfico “Sobre o peso das correntes em teus ombros…”, de autoria do Auditor-Fiscal do Trabalho e fotógrafo profissional Sérgio Carvalho.

No Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho o SINAIT entende que é importante destacar a relevância dessas obras, que contam um pouco da história da Auditoria Fiscal do Trabalho. Registros que ficarão na memória de todos.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos