sexta-feira, 26 abril, 2024
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SouGov.br é o novo app que irá substituir o Sigepe

Os Servidores Públicos Federais terão novo aplicativo oficial para acessar os serviços digitais, da vida funcional e financeira: o SouGov.br. Estarão disponíveis no novo endereço digital os serviços relacionados à vida funcional de cerca de 1,3 milhões de usuários, entre servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.

Atualmente, os usuários têm diversos canais para acessar os serviços, assim como as unidades de gestão de pessoas para atendê-los, como, por exemplo, o atendimento presencial, a central telefônica, o Sigepe Mobile, Sigepe Web, Sigepe Gestor, e-mail, SEI, entre outros.

O novo app do SouGov reúne vários canais de atendimento. O app terá a versão mobile e web. O aplicativo irá permitir que os usuários acessem digitalmente diversos serviços como autoatendimento ou solicitá-los diretamente à unidade gestora vinculada.

Além disso, será criada uma assistente virtual para responder todas as dúvidas dos servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.

O SouGov.br substituirá os apps Sigepe Gestor, Sigepe Servidor e Pensionista, Sigepe Mobile e Sigepe Banco de Talentos.

 

SouGov e MeuGov

Neste processo de unificação, é preciso esclarecer que o SouGov e o MeuGov têm vínculos diferentes. O SouGov é para consulta e acesso dos servidores públicos federais, como, por exemplo, servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.

O MeuGov pode ser acessado, pelos cidadãos, dependendo da finalidade, por estudantes, trabalhadores de empresas privadas, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para obter informações sobre serviços públicos, entre outros, oferecidos pelo governo federal.

Conheça o acesso ao sistema do SouGov:

O SouGov apresenta três tipos de identificação de acesso ao sistema para os servidores federais. Para os acessos, serão necessários autenticação, em três níveis: bronze, prata e ouro.

Destacamos que é importante obter o nível prata para acessar os dados que geralmente são necessários aos aposentados e pensionistas. Pois, o nível bronze não é suficiente para possibilitar o acesso a informações importantes.

 

O que é o Nível de Autenticação?

Os níveis de autenticação dão segurança a sua identidade, ou seja, garantem que quem está acessando o serviço digital é você mesmo. O nível de autenticação é compatível com os tipos de serviços que são acessados pela conta. Quanto mais críticos os serviços que a conta acessa, maior é o nível de autenticação necessário, como, o nível básico – bronze; nível verificado – prata e nível comprovado – ouro.

Para ter um nível de autenticação seguro, você precisa de pelo menos um selo de confiabilidade que garanta essa segurança.

Como posso ter um nível maior de segurança?

Obtendo os selos de confiabilidade. Os selos de confiabilidade indicam o grau de confiança da sua conta Sougov.br necessário para proteger, por exemplo, suas informações sigilosas. É por esse motivo, que alguns serviços somente podem ser acessados se o usuário tiver um nível de autenticação mais elevado.

 

Conheça o acesso

Os selos de confiabilidade são adquiridos por meio do cadastramento. Isto é, para obter o selo, você precisa realizar um desses tipos de cadastramento.

 

Nível Bronze – Conta Básica

Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais: Validação do cadastro do cidadão por meio da base de Cadastro de Pessoas Físicas (Ministério da Economia / Receita Federal). Orientações para aquisição do Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais.

Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Previdenciários: Validação do cadastro do cidadão por meio da base de Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS / INSS). Orientações para aquisição do Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Previdenciários.

Selo Balcão Presencial (INSS): Validação do cadastro do cidadão por meio do balcão presencial localizado nas agências do INSS. Orientações para aquisição do Selo Balcão Presencial (INSS).

 

Nível Prata – Avançado

Selo Internet Banking: Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking dos bancos conveniados. Orientações para aquisição do Selo Internet Banking.

Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União: Validação do cadastro por meio de base de dados de servidores públicos da União. Orientações para aquisição do Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União.

Selo Validação Facial: Validação do cadastro do cidadão por meio de biometria facial. A base utilizada para comparação é a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH – Ministério da Infraestrutura / Denatran). Orientações para aquisição do Selo Validação Facial.

Selo Internet Banking (Banco do Brasil): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking do Banco do Brasil. Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo Internet Banking (Banrisul): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo Internet Banking (Bradesco): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking do Bradesco. Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo Internet Banking (BRB): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking do Banco de Brasília (BRB). Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo Internet Banking (Caixa): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking da Caixa Econômica Federal (Caixa). Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo Internet Banking (Sicoob): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo Internet Banking (Santander): Validação do cadastro do cidadão por meio da plataforma de Internet Banking do Santander. Orientações para aquisição do Selo Internet Banking de Bancos Credenciados.

Selo de Certificado Digital de Pessoa Física: Validação do cadastro do cidadão por meio da utilização de certificado digital de Pessoa Física. Orientações para aquisição do Selo de Certificado Digital de Pessoa Física.

Selo Validação Facial: Validação do cadastro do cidadão por meio de biometria facial. A base utilizada para comparação é a da Justiça Eleitoral (Tribunal Superior Eleitoral). Orientações para aquisição do Selo Validação Facial.

 

Nível Ouro – Confirmado

O usuário do Nível Ouro já passou pelas fases anteriores de cadastramento.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual/criar-govbr/selos-de-confiabilidade

 

Como realizar o acesso ao Sougov.br

O usuário pode realizar o cadastro de forma segura usando três passos:

– CPF e senha

– Certificado digital (Pessoas Físicas ou Jurídicas)

– Conta de banco credenciado

Importante: O cadastro da conta de acesso por meio do aplicativo “SouGov.br” precisa passar por um processo chamado Validação Facial, além da exigência do CPF. Para isso, são usados os dados cadastrados no banco de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A conta gov.br pode ser acessada por: computador, laptop/notebook e smartphone.

Para começar – crie sua conta. Ao clicar em “Crie sua conta gov.br” serão mostrados os tipos de opções de cadastro. Lembre-se de que, dependendo do tipo de cadastro, você já obtém um tipo de selo de confiabilidade.

Cada opção de cadastro usa um selo de confiabilidade, que dá acesso a um nível de segurança:

– Selo Validação Facial: obtém o nível prata

– Selo de Bancos Credenciados: obtém o nível prata

– Selo Internet Banking: obtém o nível prata

– Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais: obtém o nível bronze

– Selo de Certificado Digital de Pessoa Física: se você tem certificado digital, poderá usá-lo para realizar o cadastro e obter o nível ouro

Exemplos:

Se você se cadastrar usando o Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais (CPF e senha), sua conta terá nível de autenticação bronze.

Se você se cadastrar usando o Selo Internet Banking ou Selo Validação Facial (via celular), sua conta terá nível de autenticação prata. Você terá acesso a mais informações que a conta com nível de autenticação bronze.

Se a sua conta tem nível de autenticação bronze e você quer aumentar esse nível, acesse gov.br, entre na conta e vá na opção “Privacidade”. Selecione a opção “Selos de Confiabilidade”, depois “Segurança”, e escolha o tipo de selo que você vai usar para o cadastro.

http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/comoadquirircertificadodigitalpessoafisica.html

https://manual-roteiro-integracao-login-unico.servicos.gov.br/pt/stable/comoadquirircertificadodigitalpessoafisica.html

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