38º Enafit começa no próximo domingo, 20 de novembro, em Recife. 3ª Corrida contra a Escravidão integra programação

0
80

Por Dâmares Vaz/Edição: Andrea Bochi

O 38º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) começa no próximo domingo, 20 de novembro, em Recife, sob o tema “AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO: ESSENCIAL PARA O FUTURO”. Até o dia 25, os Auditores-Fiscais do Trabalho estarão reunidos em torno de debates importantes para a carreira e de momentos de confraternização e de união. Para quem ainda não confirmou participação, as inscrições agora somente poderão ser feitas no local do evento, o hotel Beach Class Convention By Hôm, no bairro de Boa Viagem.

O Sinait promove também, na capital pernambucana, a 3ª Corrida contra a Escravidão, no dia 20, às 7 horas da manhã. O objetivo do evento é atrair a atenção da sociedade para o tema do trabalho escravo contemporâneo, destacando a importância da atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no enfrentamento ao crime. Recomenda-se a quem quiser participar da prova que chegue em Recife no dia 19 de novembro.

O Sindicato preparou uma extensa, diversificada e atual programação técnica e cultural para os Auditores. No primeiro dia de atividades do 38º Enafit, 21 de novembro, será realizado o tradicional encontro da categoria com o secretário do Trabalho e com o subsecretário de Inspeção do Trabalho. O dia 21 também será marcado por homenagens, in memoriam. Estão no rol dos que serão lembrados ex-dirigentes do Sinait e a ex-jornalista do Sindicato Nilza Murari, além de Auditores, Auditoras e familiares de Auditores que morreram em decorrência da covid-19.

Na terça-feira, 22, alguns dos painéis tratarão de temas variados, como as consequências das alterações nas Normas Regulamentadoras (NRs) sobre a segurança e a saúde do trabalhador; os desafios que as pessoas pretas enfrentam no mercado de trabalho; o tráfico de pessoas e a atuação da Inspeção do Trabalho no combate a esse crime. Os assuntos serão abordados por Auditores-Fiscais do Trabalho e outros especialistas.

Na quarta-feira, 23 de novembro, os participantes acompanharão debates sobre a trajetória da fiscalização do FGTS até a era digital; a atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho na inclusão de aprendizes e Pessoas com Deficiência (PcDs); protocolos de segurança e Procedimento Especial de Segurança Institucional (Pesi); atuação da Comissão Técnica do Sinait na pandemia de Covid; condições de trabalho e saúde mental de Auditores-Fiscais do Trabalho no Brasil.

No penúltimo dia de debates, 24, quinta-feira, os painéis vão abordar temas como o protagonismo da Auditoria-Fiscal do Trabalho no combate ao trabalho escravo e infantil, e a necessidade de ampliar a regulação do labor nas plataformas digitais pela Auditoria-Fiscal do Trabalho. Na sexta-feira, 25, encerra-se a programação, e haverá a escolha da próxima sede do Enafit e a elaboração e aprovação da Carta de Recife, além de moções.

Covid-19

Infelizmente, o País tem registrado uma tendência de aumento dos casos de covid-19. Por essa razão, o Sinait recomenda fortemente que os participantes do Enafit estejam com o calendário vacinal completo e atualizado, incluindo as duas doses de reforço. O momento também pede a retomada de medidas de prevenção não farmacológicas, como uso de máscaras em lugares fechados e correta higiene das mãos, seja com sabão e água, seja com álcool em gel.

Durante o encontro, o Sinait irá colocar à disposição dos participantes máscaras descartáveis e álcool em gel. As medidas de higiene dos ambientes também serão reforçadas.

Programação cultural

A programação cultural do 38º Enafit tem atrações para todos os gostos. O primeiro evento será na noite de domingo, 20, quando os participantes do encontro poderão desfrutar de um jantar de confraternização, animado pela The New Band, no Espaço Blue Angel Recepções, no bairro de Madalena, depois da sessão solene de abertura, que ocorrerá no mesmo local.

Na segunda-feira, 21 de novembro, um happy hour, no Beach Class Convention By Hôm, contará com a apresentação do Balé Popular do Recife, que atua divulgando e recriando autos e folguedos populares do Nordeste e ensinando a dança popular nordestina para a população do Recife.

Na terça-feira, 22, às 20h30, os participantes do evento poderão se divertir na Venda Bom Jesus (Recife antigo), no “AFT, o artista é você”, ocasião em que poderão mostrar seus talentos musicais. A The New Band voltará ao palco para acompanhar as apresentações dos enafitianos. Além dos pratos gastronômicos típicos, a Venda Bom Jesus oferece um mergulho na história da cidade, com mensagens e pinturas nas paredes e no balcão e desenhos do centro de Recife no teto.

Na quarta-feira, 23 de novembro, o esplendor do Recife, o Instituto Ricardo Brennand, no Bairro da Várzea, recebe os enafitianos para o jantar e baile animado pela Orquestra Fascinação. Famoso ponto turístico, o Instituto Brennand é um espaço cultural inaugurado em 2002, que salvaguarda o valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.

Os ingressos para a programação cultural do 38º Enafit poderão ser comprados no local do credenciamento, no Hotel Beach Class Convention By Hôm, no domingo, na terça-feira e na quarta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome